Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dodge encerra produção de Charger e Challenger à espera da eletrificação

Os muscles, sedã e cupê, saem de linha após mais de 18 anos e colocam fim à plataforma L, que também dava origem aos Chrysler 300 e Magnum

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 dez 2023, 14h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chegou ao fim, após pouco mais de 18 anos, a produção dos icônicos Dodge Charger e Challenger como conhecemos até então. Os esportivos deixam de ser produzidos na fábrica da Stellantis em Ontário, no Canadá, para darem lugar aos seus respectivos sucessores eletrificados. Eles poderão ser substituídos pelo primeiro muscle car elétrico do mundo.

    De acordo com o site Carscoops, os modelos tiveram suas últimas unidades produzidas no dia 22 de dezembro. Ainda não há imagens ou confirmação sobre a configuração dos últimos exemplares, mas o site aponta que o Charger final foi um Destroyer Grey Scat Pack Widebody.

    Dodge Challenger SRT Demon 170
    Dodge Challenger SRT Demon 170 (Divulgação/Dodge)

    Ou seja, uma das séries finais do sedã, equipada com motor V8 6.4 de 492 cv de potência, câmbio automático de oito marchas e tração traseira, além do kit Widebody, que alarga a carroceria em quase 9 centímetros. Destroyer Grey diz respeito à cor da carroceria, o famoso tom de cinza sólido popularizado nos últimos anos.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    No caso do Challenger, a publicação diz que a unidade derradeira é da edição SRT Demon 170, na cor preta Pitch Black. Este, equipado com um V8 6.2 supercharger com assustadores 1.039 cv de potência e 130,5 kgfm de torque, quanto abastecido com E85.

    Dodge Charger King Daytona
    Dodge Charger King Daytona (Divulgação/Dodge)

    É o V8 mais potente da história em um carro de produção em série e a Dodge diz que o modelo vai de 0 a 96 km/h em 1,66 segundo. É um carro tão insano que exige, no ato da compra, que seu proprietário assine um termo de responsabilidade.

    Continua após a publicidade

    Em produção desde 2005, os modelos foram baseados na plataforma L, assim como o sedã Chrysler 300, também descontinuado recentemente. A perua Magnum, feita a partir do 300, também entra na conta. Desde então, foram mais de 4,3 milhões de unidades vendidas considerando os quatro modelos. Mais do que isso, a longa vida dos modelos surpreende até os trabalhadores que os produziam.

    Dodge Charger Daytona SRT conceito elétrico.
    Dodge Charger Daytona SRT conceito elétrico. (Divulgação/Dodge)
    Continua após a publicidade

    Vito Beato, presidente de uma associação que representa os trabalhadores da fábrica de Brampton, que produzia os modelos, disse ao Autonews Canada que, mesmo depois de tanto tempo, vendo os modelos ao menos seis dias por semana, ainda se divertiam ao ouvir os esportivos saindo das linhas de montagem.

    Dentro de pouco tempo, no entanto, eles terão que se acostumar com uma nova realidade. A fábrica passará a produzir modelos eletrificados que substituirão os furiosos V8. Assim, as linhas de produção passarão a ser mais silenciosas e ter novas práticas de construção.

    Lanternas de LED são destaque da traseira
    Dodge Charger Daytona SRT conceito elétrico. (Divulgação/Dodge)
    Continua após a publicidade

    Há também a possibilidade de que o ronco dos V8 seja substituído por roncos virtuais, como é o caso do Daytona SRT, um conceito apresentado em 2022 pela Dodge. Previsto para ser o primeiro muscle car elétrico do mundo, ele adota uma aparência retrô com duas portas e promete um ronco virtual tão alto quanto ao de um Challenger Hellcat.

    Ainda não há tantos detalhes técnicos sobre o Daytona SRT elétrico. O que se sabe é que ele terá um sistema elétrico de 800 volts, poderá ser recarregado em estações de até 350 kW e emitirá um ruído de até 126 decibéis. Ele também terá diversos modos de condução, como para fazer curvas de lado e dar “zerinhos”, mesmo com tração integral.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.