Fim da linha: Chrysler encerra a produção do sedã 300 após 20 anos
Sedã de tração traseira está na mesma geração desde 2004, como modelo 2005; a Chrysler ainda não fala sobre um possível sucessor
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/1-152-6574dcd360f0e.png?w=1080&h=540&crop=1)
A Stellantis tem encerrado importantes ciclos neste ano de 2023 envolvendo modelos icônicos. Após anunciar os últimos suspiros dos Dodge Charger e Challenger, a empresa agora comunica o fim do Chrysler 300. Lançado como 300C, o clássico sedã de tração traseira estava em produção desde 2004 e encerra sua história com uma edição de despedida.
Com apenas 2.200 unidades previstas, a última tiragem do 300 marcará seu legado e sua despedida com elementos exclusivos. Não foram divulgados mais detalhes sobre a série especial, e a imagem que ilustra a abertura desta matéria não a representa. A edição limitada esgotou em apenas 12 horas após o seu anúncio.
![5658b6622daad077cb70ff9bchrysler300c100413.jpeg mercado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/5658b6622daad077cb70ff9bchrysler300c100413.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O 300, agora em sua última encarnação, se despede após quase 20 anos no mercado desde sua estreia em 2004, como modelo 2005. O então 300C chegou equipado com um motor V8 de 340 cv, uma potência surpreendente naquela época. O modelo final, no entanto, entrega 485 cv, marcando um avanço desde os primeiros dias do carro.
Embora o 300 final tenha menos potência do que os modelos mais robustos dos Challenger, a demanda alcançou resultados surpreendentes.
![Chrysler 300 C 300C exibe roda aro 20 e duplo escape](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/qr-694-comp-luxo-4394.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O encerramento da produção destes modelos clássicos levanta questões sobre o futuro da Chrysler. A Stellantis afirmou que a produção da geração atual, incluindo o 300, será encerrada “o mais tardar em 31 de dezembro de 2023”.
Enquanto os modelos da Dodge parecem encaminhados para uma possível substituição elétrica, com até mesmo uma opção movida a gasolina, a Chrysler ainda não revelou planos concretos para o sucessor do 300. Não dá para descartar, porém, que ele também terá um futuro elétrico.