Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Do Pinto ao Cappuccino: 10 carros com nomes incomuns

Eis um fator decisivo para o sucesso de mercado. Mas não existe receita infalível para se batizar um carro

Por Fábio Black
21 fev 2023, 16h43
AMC Gremlin
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

AMC Gremlin

Gremlin é uma criatura folclórica criada no início do século 20 para explicar o mau funcionamento de aeronaves e outras máquinas. Muito antes do famoso filme Gremlins (1984), o AMC Gremlin foi apresentado ao público no dia da mentira de 1970. Diz a história que o chefe de design Dick Teague fez o primeiro esboço do carro em uma sacola de vômito de um avião. Apesar de tudo, o carro foi um dos maiores sucessos de venda da AMC.

Cappuccino

Suzuki Cappuccino

Além do drinque de café, em italiano, cappuccino é um chapéu pequeno. Os franciscanos eram chamados de cappuccini, por conta de seus hábitos, com capuzes.
O carro acima também é pequeno. Pesa 700 kg e tem motor de 657cc.

Isuzu MU Wizard
(Divulgação/Divulgação)

Isuzu Mysterious Utility

Resultado de parcerias entre marcas, foi vendido, no Japão, como Isuzu MU (Mysterious Utility) e Isuzu Wizard. No ocidente, foi Rodeo (Isuzu e Chevrolet), Cameo e Vega (Isuzu); Passport (Honda); e Frontera (Opel, Holden e Chevrolet).

Continua após a publicidade
Studebaker Dictator
(Divulgação/Divulgação)

Studebaker Dictator

Em 1927, a americana Studebaker começou a mudar a identificação de seus carros. Assim, o Studebaker Standard Six passou a se chamar Dictator. A ideia por trás do nome era dizer que o carro iria ditar o padrão dos automóveis daquela categoria.

Mazda LaPuta
(Divulgação/Divulgação)

Mazda Laputa

O key car com ares de SUV foi produzido entre 1999 e 2009. Destinado aos mercados asiáticos, seu nome que para nós pode soar como algo estranho identifica uma ilha do famoso romance do irlandês Jonathan Swift, As Viagens de Gulliver.

Continua após a publicidade

Pinto

Ford Pinto

Nos anos 1960, a Ford utilizou a temática equestre para batizar seus seus carros, sendo o Mustang o mais famoso. No Brasil, tivemos o Corcel. E o nome Ford Pinto também tem relação com equinos, no caso, um tipo de cavalos com pelagem malhada.

Do Pinto ao Cappuccino: 10 carros com nomes incomuns
(Divulgação/Divulgação)

GWM Wey Coffee 01

O SUV híbrido Coffee 01, lançado em 2022, é o primeiro produto da gigante chinesa Great Wall Motors, na Europa. A Wey é a divisão de produtos premium da GWM que ainda tem outras como a Haval, Tank, Ora, além de sua identificação original GWM.

Continua após a publicidade
MINICA LETTUCE
(Divulgação/Divulgação)

Mitsubishi Minica Lettuce

O Minica, fabricado entre 1962 e 2011, para o mercado japonês, teve muitas versões, entre elas uma desenvolvida em parceria com uma rede de supermercados e por isso se chamou Lettuce (alface). Tinha três portas: uma de um lado e duas do outro.

Mazda

Mazda Capella

Muito conhecido no ocidente pelo nome de Mazda 626, no mercado japonês o sedã se chamava Capella. Foi fabricado entre 1970 até 2020 e teve seis gerações. No Brasil, a Mazda comercializou o Capella (626) de quinta geração.

Continua após a publicidade
Copen
(Divulgação/Divulgação)

Daihatsu Copen

Este nome é fruto da união de Compact e Open: compacto e conversível. Após o lançamento, porém, a fábrica mudou o significado para: Community of Open Car Life, expressão remete ao estilo de vida dos que gostam de conversíveis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.