Pouco a pouco as fabricantes estão tirando de cena seus carros de projeto antigo. Fiat Mille, Volkswagen Kombi e os Chevrolet Celta e Classic já deram adeus, enquanto os Fiat Siena EL e Palio Fire já receberam extrema unção. Mas isso está longe de ser exclusividade do Brasil, como você pode ver a seguir.
Chevrolet Nexia
Quer um Chevrolet Kadett 0 km? Visite o Uzbequistão. O Chevrolet Nexia é o último carro derivado da plataforma T ainda em produção no mundo.
Você pode não reconhecer o design de cara, mas os para-lamas e as portas têm as mesmas linhas dos Kadett e Ipanema vendidos por aqui. O painel também mudou pouco. Hoje seus motores são um 1.5 8v de 80 cv e um 1.6 16v de 108 cv.
IKCO Dena
Vendido no Brasil entre 1993 e 1997, o Peugeot 405 ainda vive no Irã, Bulgária, Azerbaijão, Turcomenistão, Armênia, Afeganistão e Bielorússia. Por trás disso está a iraniana Ikco (Iran Khodro), que parece ter parado no tempo. O Dena até tem design moderno, mas sua plataforma é a mesma do 405 e os motores têm tecnologia de 30 anos atrás.
Prefere design mais conservador? Tem o Ikco Soren, o Samand e ainda o Peugeot Pars, que mantém o design mais próximo do carro original. Todos usam a mesma plataforma. A Ikco chegou a criar uma versão com tração traseira, que eventualmente aparece em vídeos de drift das arábias. Hoje apenas a picape Arisun (sim, um 405 picape) tem tração traseira.
Saipa
Também iraniana, a Saipa merece estar nesta lista por sua gama de modelos, que mais parece um museu. Além de carros chineses, vende suas próprias versões do Kia Pride (cuja produção foi encerrada em 2000), do velho Kia Rio e até a geração anterior do Cerato.
Também mantêm vivos os velhos Logan e Sandero, mas seu carro mais icônico é o Saipa Z24, um Nissan Junior dos anos 1970.
Lada Niva
Para todos os efeitos, o Niva foi o primeiro SUV com carroceria monobloco do mundo. Porém, ele nasce da mesma base do Fiat 127, que, como sabemos, deu origem ao Fiat 147 brasileiro.
Vendido na Rússia e países vizinhos como Lada 4×4, o Niva completou 40 anos no ano passado.
Mahindra Thar
Oficialmente, o Jeep CJ-5 foi produzido entre 1944 e 1986. Mas seu projeto foi ponto de partida para vários outros, como o Mahindra Armada, lançado no início dos anos 1990.
Atualizado em 2010, hoje chama-se Thar e usa motor 2.5 diesel de 104 cv de projeto Peugeot.