PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dez marcas de carro chinesas com nomes bizarros

Com as fabricantes chinesas dominando o mundo, os publicitários orientais sofrem para criar nomes atrativos para mercados do Ocidente

Por Eduardo Passos
Atualizado em 25 ago 2024, 08h40 - Publicado em 25 ago 2024, 07h00
Chana
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Chana

Em 2006, a Chana foi a primeira marca chinesa a se aventurar no mercado brasileiro, com a Chana Family. No lançamento, a importadora Districar disse que não haveria como mudar o nome, que dispensa explicações e que até via isso como um atrativo incomum para a clientela. Cinco anos depois, porém, a Chana virou Changan e, pouco adiante, encerrou suas atividades aqui.

Compartilhe essa matéria via:

 

epi
(Divulgação/Quatro Rodas)

A união do número de Euler (e) ao famoso pi () foi o jeito que a Dongfeng encontrou para promover uma de suas marcas de elétricos, com apelo matemático e tecnológico. Uma ideia irracional, assim como ambas as constantes.

Mona
(Divulgação/Quatro Rodas)

Mona

No Brasil, Mona pode ser a fêmea do Mono (macaco), uma boneca de trapos, gíria LGBT+. Na China, é o nome de uma submarca da Xpeng, que vem lançando carros elétricos menores e mais acessíveis voltados para jovens em geral.

Continua após a publicidade
Trumpchi
(Divulgação/Quatro Rodas)

Trumpchi

Uma aliança incomum entre o candidato e ex-presidente dos EUA com o líder dos chineses? Não, a Trumpchi é o braço da GAC focado em veículos híbridos e só com motor a combustão, que deve chegar ao Brasil em breve, com direito a produção nacional.

Li
(Divulgação/Quatro Rodas)

Li

Há mais de 100 milhões de asiáticos com sobrenome Li (ou Lee). Mas Li também corresponde a uma medida de distância chinesa que equivale a 576 m e à Li Auto, que vem apresentando alguns dos EVs mais modernos do mundo. Nenhuma marca local tem automação veicular como ela.

TechRules
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Techrules

No início dos anos 2000, empresas de computação gostavam de tratar a tecnologia como o guia para um mundo melhor. A realidade se mostrou amarga, mas a Techrules (“tecnologia comanda”, na tradução livre) ainda crê que esse seja
o atrativo de seus esportivos elétricos.

WEY
(Divulgação/Quatro Rodas)

Wey

A turma da musculação conhece bem o Whey, suplemento proteico que pode ter sabores diversos, incluindo café. Mas o Wey Coffee é um SUV luxuoso da GWM que virá ao nosso país com outro nome e com a Wey sob o guarda-chuva da marca-mãe, assim como foi feito com os Haval e o ORA.

Dongfeng M-Hero 1.
(Divulgação/Quatro Rodas)

M-Hero

HERO vem de “hi-tech, electric, revolutionary and off-road”. E o M? É simplesmente para remeter a uma armadura medieval, que inspira o emblema dos jipes elétricos da fabricante.

Continua após a publicidade
Jaecoo
(Divulgação/Quatro Rodas)

Jaecoo

Uma das marcas que a Chery criou focada no mercado externo, a Jaecoo está prestes a vender seus carros no Brasil. Mas a fonética estranha e a última sílaba capciosa podem inspirar os piadistas de plantão.

Onvo
(Divulgação/Quatro Rodas)

Onvo

Para um mineiro, “onvô” está relacionado a “onde ele deve ir”. Na China, a Onvo é a nova marca da Nio, uma das principais fabricantes de elétricos no país e que agora quer oferecer carros mais acessíveis.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.