Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Dez aberturas de portas que fogem do convencional

Seja em nome da praticidade ou da estética, elas são as mais inusitadas maneiras de se abrir uma porta

Por Redação Atualizado em 16 dez 2016, 20h42 - Publicado em 24 ago 2016, 15h56

BMW Z1

A porta do conversível de 1989 era coisa rara: descia até ficar embutida no assoalho. Abrir e fechá-la era fácil: bastava apertar o miolo da fechadura. O duro mesmo era na hora de entrar: era preciso saltar a soleira.

 

Continua após a publicidade

Alfa Romeo 156

Alfa Romeo 156

Obra do designer Walter de Silva, o sedã de 1997 usava um truque estético. Para dar um ar mais esportivo, ele criou a impressão de que só havia duas portas: a maçaneta dianteira era cromada e evidente, enquanto a traseira parecia não existir – era embutida na coluna C. Outros carros posteriores, como o Honda HR-V, adotaram a mesma solução.

 

Continua após a publicidade

Tesla Model S

Tesla Model S

Seu funcionamento é simples: toque na peça cromada embutida na porta para ver surgir uma maçaneta. Só não foi brilhante por causa dos vários casos de defeito que obrigaram a Tesla a reparar seu mecanismo.

 

Continua após a publicidade

Chevrolet Corvette C3

Chevrolet Corvette C3

Nessa geração (1968 e 1982), havia uma maçaneta voltada para o céu. Se por um lado agradava por ser elegante e discreta, por outro costumava queimar os dedos quando o esportivo ficava exposto ao sol.

 

Continua após a publicidade

Mercedes-Benz SLR McLaren

Mercedes-Benz SLR McLaren

Uns dizem que as portas que abrem para cima são tipo borboleta. A Mercedes alega que é tipo gaivota – referência à 300 SL, de 1954. O que não varia é que para erguê-las só precisa apertar o botão na lateral.

 

Continua após a publicidade

BMW i8

BMW i8

O híbrido da BMW transpira futurismo. Por isso, não fica bem colocar nenhum desses adereços comuns para abrir sua portas tipo tesoura. Só precisa colocar a mão na cavidade entre a porta e a carroceria e acionar uma trava elétrica.

 

Continua após a publicidade

TVR Tuscan

TVR Tuscan

A inglesa TVR sempre deu a seus esportivos linhas limpas. O resultado era bacana, mas como entrar se não havia maçaneta? Então, alguém teve uma ideia simples e genial: pôs um pequeno botão sob o retrovisor externo (vísivel no círculo vermelho na foto acima).

 

Continua após a publicidade

Fiat Barchetta

Fiat Barchetta

Lançado em 1994, ele trazia soluções de estilo que uniam a tradição dos antigos roadsters da marca e a modernidade. Entre elas, a maçaneta tipo alavanca, que saltava da lataria quando se pressionava uma tecla.

 

Continua após a publicidade

Audi A4

Audi A4

No recém-lançado sedã da Audi, a alça que abre a porta parece até funcionar igual à da maioria dos modelos atuais. Ledo engano: quando puxada, ela se desloca para cima, e não para o lado como as demais.

 

Continua após a publicidade

Ford Fusion (1ª geração)

Ford Fusion (1ª geração)

Muitos se perguntavam para que servia o teclado se existia a fechadura normal. Usado por locadoras, elas davam o código ao cliente, que ia até o pátio, digitava o número e achava a chave dentro do carro.

Continua após a publicidade

Publicidade