Detran-SP alerta sobre golpe na internet

Mensagem sobre clonagem de CNH esconde vírus

geral geral

geral (/)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) alerta sobre a existência de um e-mail falso que está circulando na internet. A mensagem sugere que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do usuário teria sido clonada, pedindo que ele abra um suposto relatório de investigação do caso anexado no e-mail – na verdade, um vírus.

Segundo o órgão, além de conter erros graves de gramática, o e-mail traz a antiga logomarca do Detran, em azul e laranja. Há outras evidências que entregam a fraude, incluindo o endereço do remetente (info@detran.com), que não pertence ao Detran pelo fato dele ser um órgão estadual, utilizando a terminação .gov.br ao invés de .com.

A mensagem também diz que o usuário deve entrar em contato o quanto antes com o Detran, sob o risco de ter sua CNH cancelada. O órgão diz que o cancelamento só pode ocorrer caso a carta seja obtida de forma fraudulenta, o que não é realizado. São feitos bloqueios que impedem a renovação do documento, em casos de condutores que somam 20 pontos ou mais na carteira ou em autuações por direção alcoolizada, por exemplo. Outro erro contido no falso e-mail diz que se o caso não for esclarecido em breve será gerado um “inquérito judicial”, algo que só pode ser realizado pela própria Justiça, e não por um órgão como o Detran.

Por fim, o Detran-SP afirma que “não envia e-mails para os cidadãos, exceto nos casos de resposta às manifestações enviadas a seus canais de atendimento (Disque Detran, Fale com o Detran e Ouvidoria)”. A comunicação entre Departamento e condutores só é realizada por correspondência enviada pelos Correios ou mensagem de texto via celular, quando autorizado previamente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s