Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

De Kwid e Mobi a HB20: quais são os carros 2023 mais baratos do Brasil?

Na última semana do ano, apenas três modelos seguem abaixo dos R$ 70.000 no mercado brasileiro

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 dez 2022, 12h08 - Publicado em 29 dez 2022, 11h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Qual é o carro mais barato do país?”. Esta é, sem dúvidas, uma das perguntas mais recorrentes quando o assunto é automóvel – principalmente considerando a disparada dos preços iniciada durante a pandemia da Covid-19. Portanto, caso você tenha perdido as referências e busca por um carro novo de entrada, estamos aqui para ajudar.

    Publicidade

    Apesar da tendência de alta e de sucessivos reajustes, 2022 também registrou uma queda nos valores quando o Governo reduziu o IPI para carros novos. Meses depois, os preços voltaram a subir.

    Publicidade

    Além da montanha russa do mercado geral, Fiat Mobi e Renault Kwid também disputaram durante todo o ano pelo posto de carro mais barato do país, com diferenças na casa das centenas de Reais. Mas o ano chegou ao fim com um vencedor na disputa.

    Compartilhe essa matéria via:

    Veja abaixo os dez carros novos mais baratos do Brasil, considerando suas possíveis variações de motorizações, câmbios e versões, segundo as tabelas vigentes das marcas na última semana de 2022.

    Publicidade

    10º – Hyundai HB20 Sense 1.0: R$ 78.290

    HB20 COMFORT
    Hyundai HB20 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O HB20 entra por pouco na lista com sua versão de entrada, Sense, que é a mais cara, mas com itens exclusivos por aqui. Equipado com motor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm, sempre com câmbio manual, o modelo vai muito bem em segurança: tem seis airbags (o único da lista), ESP, assistente de partida em rampa e piloto automático (também único da lista).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Há ainda ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço com calotas de 14 polegadas, rádio com Bluetooth e dois alto-falantes.

    9º – Renault Stepway Zen 1.0: R$ 77.990

    Stepway 1.0
    Stepway 1.0 (Rodolfo Buhrer/Divulgação/Renault)

    Até então inédita na linha Stepway, a nova versão com motor 1.0 foi a responsável por decretar o fim do nome Sandero no Brasil. O motor é o conhecido 1.0 SCe aspirado de até 82 cv e 10,5 kgfm, sempre unido a um câmbio manual de cinco marchas, e o espaço interno é um dos grandes trunfos do modelo, com porta-malas de 320 litros.

    Publicidade

    Por R$ 77.990, o aventureiro mira no novo Citroën C3 e tem, de série, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, start-stop, luzes diurnas em led e quatro airbags. As rodas de liga leve da versão 1.6 mais cara são substituídas por calotas de 15 polegadas.

    Publicidade

    8º – Citroën C3 Live Pack 1.0: R$ 77.990

    Publicidade

    Configuração intermediária da gama 1.0 do novo C3, a Live Pack tem itens como central multimídia com Android Auto, Apple CarPlay e uma grande tela de 10 polegadas, detecção de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, luzes diurnas halógenas e calotas de 15 polegadas.

    Continua após a publicidade

    Ao contrário do Stepway, com quem empata em preço, o C3 tem apenas dois airbags, mas repete o foco no espaço interno e para bagagens do rival. No porta-malas, por exemplo, são 315 litros de capacidade – apenas 5 a menos que no Renault.

    7º – Fiat Argo 1.0: R$ 76.290

    Fiat Argo
    Fiat Argo (Divulgação/Fiat)

    Dono do motor que equipa o novo C3, que aparece duas vezes nesta lista (spoiler!), o Argo segue com seus 75 cv e 10,7 kgm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. A versão de entrada, aqui listada, não tem sobrenome e tem uma lista de equipamentos de série enxuta.

    Publicidade

    Conte com ar-condicionado, travas elétricas, rodas de aço com calotas de 14 polegadas, direção elétrica, airbag duplo, retrovisores com ajustes manuais, vidros elétricos dianteiros, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Não há qualquer sistema multimídia.

    6º – Renault Kwid Outsider: R$ 73.890

    Renault Kwid Outsider
    Renault Kwid Outsider (Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)

    Sempre equipado com motor 1.0 de três cilindros com até 71 cv e 10 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas, o Kwid peca no espaço interno (em espaço lateral para todos os ocupantes e pernas para os traseiros, e porta-malas de 290 litros. Ele também não esconde economias como os polêmicos três parafusos nas rodas, o limpador único de para-brisa e a posição central dos botões dos vidros.

    Continua após a publicidade

    Mas vai bem na lista de equipamentos: tem quatro airbags de série em todas as versões. A versão Outsider tem itens como ar-condicionado, assistente de partida em rampas e luzes diurnas em led já presentes em outras configurações, mas se diferencia pela aparência mais aventureira, incluindo as rodas de liga leve de 14 polegadas.

    5º – Fiat Mobi Trekking: R$ 70.990

    Novo Fiat Mobi Trekking 2023 custa R$ 64.990. O pacote de segurança sai por mais R$ 700
    Novo Fiat Mobi Trekking 2023 (Divulgação/Fiat)

    O Mobi mais caro se diferencia, principalmente, pela aparência aventureira, que inclui calotas (de 14 polegadas) escurecidas e adesivos em preto, cinza e laranja nas laterais, na traseira, no capô e no teto. Entre os equipamentos, ele tem central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, airbag duplo e sensor de pressão dos pneus.

    Publicidade

    A mecânica do subcompacto da Fiat é defasada: ele é o único carro à venda no Brasil com motor 1.0 de quatro cilindros. Se trata do antigo Fire, com até 74 cv e 9,7 kgfm, acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas e de uma, também defasada, direção hidráulica. O porta-malas é ainda menor que o do Kwid: são 200 litros.

    4º – Renault Kwid Intense: R$ 70.540

    c3 x mobi x kwid
    Renault Kwid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Configuração intermediária do Kwid, a Intense é a primeira com central multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay via cabo), abertura elétrica interna e a distância do porta-malas, chave canivete, computador de bordo e retrovisores elétricos de série.

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Além destes itens, conte também com ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, quatro airbags, assistente de partida em rampas e start-stop.

    3º – Citroën C3 Live 1.0: R$ 69.990

    Renault Kwid Zen
    Citroën C3 Live (Divulgação/Citroën)

    A versão mais barata do novo C3 – e única abaixo dos R$ 70.000 – repete o motor da versão Live Pack, mais acima, mas perde equipamentos. O motor é o mesmo do Fiat Argo, o 1.0 de até 75 cv e 10,7 kgm, sempre com câmbio manual de cinco marchas.

    Entre os equipamentos, ele tem ar-condicionado, detector de pressão dos pneus, calotas de 15 polegadas, luzes diurnas halógenas e dois airbags. Em relação às versões mais caras, perde em detalhes de acabamento e conectividade, já que vem apenas com pré-disposição para rádio. Nenhum sistema de áudio vem instalado no modelo.

    2º – Fiat Mobi Like – R$ 67.490

    c3 x mobi x kwid
    Mobi Like (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Segundo colocado do ranking, o Mobi Like tem ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e rodas de aço com calotas de 14 polegadas. Ao contrário da versão Trekking, que aparece logo acima, o Like não tem sistema de som. A mecânica é a mesma, com motor 1.0 Fire e direção hidráulica.

    Continua após a publicidade

    1º – Renault Kwid Zen – R$ 66.590

    Renault Kwid Zen
    Renault Kwid Zen (Divulgação/Renault)

    O título de carro mais barato do Brasil em 2022 fica para o Renault Kwid em sua versão de entrada, Zen, que parte de R$ 66.590. Com o mesmo motor 1.0 de até 71 cv das mesmas versões, o subcompacto mais barato tem ainda quatro airbags, sistema start-stop, ar-condicionado, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, luzes diurnas em led e direção elétrica.

    As baixas ficam por conta do rádio mais simples, com Bluetooth, USB e dois alto-falantes, retrovisores com ajustes manuais, abertura mecânica do porta-malas e maçanetas pretas na carroceria.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.