Abril Day: Revista em casa a partir de 9,90

Custo para se manter um carro é proporcionamente maior entre os populares

Gastos com um hatch 1.0 representam 38% do valor total de aquisição

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 26 mar 2018, 13h43 - Publicado em 26 out 2015, 19h11

mercado

À primeira vista parece contraditório, mas um estudo da consultoria Jato Dynamics confirmou: na proporção, os custos para se manter um carro popular são maiores que os de modelos mais sofisticados. No caso dos hatches de entrada com motor 1.0, tais gastos chegam a representar 38% do valor total de aquisição do veículo. No segmento de sedã compacto 1.6 essa proporção foi de 17% do valor de compra, seguido por SUVs com 17% e sedãs médios com o índice de 10% sobre o preço do modelo.

O levantamento considerou como custos de propriedade os gastos com revisões, manutenção corretiva, seguro, pneus, juros e documentação, além de depreciação. Para realizar a análise, a Jato utilizou uma amostra com os cinco modelos mais vendidos de cada segmento no Brasil e reuniu os dados dentro de um prazo de 36 meses e com rodagem de 10 mil quilômetros por ano.

jato-4.jpeg

Ao comparar os custos de propriedade com os custos médios do financiamento de cada segmento, a conta também fica proporcionalmente maior para os veículos populares. Considerando que o valor médio da parcela mensal para o modelo de entrada seja de R$ 685, o proprietário precisa desembolsar até 80% deste valor para arcar com os custos de propriedade. O sedã compacto 1.6 apresentou proporção de 56%, enquanto o sedã médio ficou em 50% e o SUV com 54%.

Continua após a publicidade

jato-2.jpeg

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.