Curitiba já tem radar que poderá multar veículos barulhentos
Tecnologia ainda não pode aplicar multas, porém já está sendo testada
Com intuito de reduzir o barulho nas ruas, a Prefeitura de Curitiba começou testes com monitores de ruídos, principalmente para sistema de escapamentos de carros e motocicletas.
O equipamento foi desenvolvido pela empresa Perkons e pela Setran (Superintendência de Trânsito), e instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. Essa instalação fez parte do Setembro da Mobilidade, ação com foco no pedestre e tecnologias menos poluentes de trânsito.
Junto de um equipamento de medição de velocidade, o detector de ruídos recolhe, automaticamente, imagens e áudios de veículos emitindo sons acima do permitido.
De acordo com a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, essa iniciativa veio de solicitações da população por conta do barulho excessivo de carros e motos, junto às demandas da Câmara de Vereadores.
“Com base nas informações de perfil comportamental destes motoristas, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo para que possamos atuar com blitz educativas e também com a fiscalização”, acrescentou a superintendente.
A tecnologia foi usada na França, porém ainda é nova no Brasil. Entretanto, por ser inédita no país, ainda não pode ser utilizada para multas. Antes disso precisa da homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Inmetro (Qualidade e Tecnologia) e da regulamentação de órgãos como o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).