Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cupra Tavascan é quase um SUV cupê da Volks com estilo agressivo e 340 cv

Novo modelo da Cupra se distancia mais uma vez da Seat e dá roupagem agressiva e requintada ao que a VW tem de melhor em termos de carros elétricos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 16h31 - Publicado em 24 abr 2023, 13h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ela é uma submarca de luxo da espanhola Seat, mas a Cupra vem aproveitando bem as tecnologias do Grupo Volkswagen em seus lançamentos. Mais especificamente, as da família ID., de carros elétricos da VW: depois do Cupra Born, baseado no Volkswagen ID.3, é vez do Cupra Tavascan ser revelado.

    Publicidade

    A carroceria de SUV cupê e propulsão totalmente elétrica já indicam seu parentesco com o Volkswagen ID.5, quase um Nivus elétrico gigante, que também tem versão esportiva GTX. Do primo alemão, o utilitário concebido em Barcelona também aproveita a moderna plataforma MEB, exclusiva para carros elétricos.

    Publicidade
    Cupra ganhou status de marca há cinco anos e parece contornar a Seat na relação com a Volks
    Cupra ganhou status de marca há cinco anos e parece contornar a Seat na relação com a Volks (Divulgação/Cupra)

    Para oferecer diferenciais relevantes em relação ao ID.5, o Tavascan aposta de cara no visual. O estilo comportado (e muito parecido) de todos os carros da família ID. some completamente no esportivo, que, sem grade frontal, acaba destacando bastante a entrada de ar que arrefece as baterias.

    São 4,64 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,76 m de entre-eixos.
    São 4,64 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,76 m de entre-eixos. (Divulgação/Cupra)

    Os faróis são compostos por matrizes de leds e têm assinatura marcada pelos três triângulos de iluminação em cada peça. O perfil lateral do carro, segundo a Cupra, foi feito para realçar as rodas aerodinâmicas de aro 21, enquanto a traseira repete os padrões triangulares na lanterna, mas com perspectivas tridimensionais.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Entradas de ar bem chamativas se juntam à falsa grade
    Entradas de ar bem chamativas se juntam à falsa grade (Divulgação/Cupra)

    Por dentro, os números não mudam tanto em relação ao ID.5, e há central multimídia de 15’’ e quadro de instrumentos com cerca de 5’’, ambos flutuantes. A estética, por outro lado, é completamente oposta aos ID., com bastante combinação de tons em bronze e prata.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Lanternas trazem efeito tridimensional
    Lanternas trazem efeito tridimensional (Divulgação/Cupra)

    O console central, por exemplo, traz uma peça prateada que cobre as entradas USB e porta-objetos; nela, só há o botão do pisca-alerta em destaque, triangular como outros elementos do carro. Os tecidos que revestem a cabine são todos de origem reciclada, e incluem materiais que equivalem a Suede e couro. Completando o pacote esportivo, há bancos em concha que, segundo a marca, tem peso “reduzido”.

     

    Mecânica

    O Cupra Tavascan chegará às concessionárias em duas versões. A mais barata é monomotor com tração traseira — o Tavascan Endurance —, que entrega 286 cv e 55,6 kgfm. Já o Tavascan VZ, topo de linha, esbanja dois motores, tração integral e fartos 340 cv e 69,2 kgfm.

    Publicidade
    Até os bancos trazem decoração em tom de bronze
    Até os bancos trazem decoração em tom de bronze (Divulgação/Cupra)

    Recursos como a gestão térmica eficiente das baterias e uso de componentes leves — o motor dianteiro, por exemplo, pesa apenas 60 kg — contribui para a autonomia do Tavascan. Ela varia entre 550 km e 570 km, em ciclo WLTP combinado, apesar de apenas de 77 kWh de capacidade das células.

    Forma dos assentos também é incomum
    Forma dos assentos também é incomum (Divulgação/Cupra)

    A recarga pode ser feita a até 135 kW, que não é muito. Entretanto, segundo a espanhola, em menos de meia hora na tomada é possível levar a bateria de 10% a 80%.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Curiosamente, o Cupra Tasvacan não será produzido na Espanha, e sim em Anhui, China. O SUV cupê esportivo chegará ao mercado em 2024, buscando ajudar a Cupra a bater, pelo segundo ano consecutivo, seu recorde de vendas.

    Tavascan estreia no ano que vem
    Tavascan estreia no ano que vem (Divulgação/Cupra)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.