O Android Auto e o Apple CarPlay chegaram para revolucionar as centrais multimídia, permitindo que nossos smartphones sejam espelhados nas telas dos veículos com enorme facilidade. No papel, a ideia é maravilhosa, entretanto nós sabemos dos inúmeros bugs e problemas que vivem ocorrendo.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
O jornalista Colin Woodard, do site Jalopnik, descobriu uma falha no sistema Android Auto, que pode ser um tanto incômoda, principalmente se você gosta de música country americana.
Enquanto dirigia um Mazda CX5, Woodart decidiu conectar seu celular à central multimídia e colocar uma de suas playlists do Spotify. Até aí tudo ok, a maioria das pessoas faz esse “ritual” logo que entra no carro. O problema foi quando a faixa “Jimmy and Annie”, da banda norte-americana Cross Canadian Ragweed, começou a tocar.
Ao chegar no refrão, a música parou e o assistente de voz foi acionado. O jornalista até achou que tivesse esbarrado no botão que ativa o Google Assistant no volante, mas o processo se repetiu em todas as três vezes que o verso “Make ‘em open up their ears and listen to your song. It don’t matter who’s right or wrong” (“Faça com que eles abram os ouvidos e ouçam sua música. Não importa quem está certo ou errado”, em tradução livre) tocou.
Poderia ser um problema do carro? Woodart crê que não. Ele chegou a tocar a música outras vezes do seu notebook e do seu celular (sem estar conectado à multimídia), porém, nada do problema se repetir. Estaria o Android Auto “abrindo os seus ouvidos” — ou nesse caso o microfone — como manda a canção? Quem sabe…
Descobrir de onde vem o problema pode ser mais difícil do que parece. A falha pode estar relacionada a diversos fatores, como a multimídia do carro, o aparelho smartphone, o Android Auto ou até mesmo o aplicativo do Spotify.
Para que tudo funcione bem, todas essas variáveis devem estar se comunicando perfeitamente. Mas a verdade é que isso dificilmente acontece. A melhor coisa a se fazer é manter os aplicativos sempre atualizados, para minimizar as chances de bugs como esse.