Não é só de SUVs e picapes elétricas que viverá a Chevrolet. O carro-conceito Chevrolet FNR-XE, apresentado no China Tech Day 2022, sinaliza como será o primeiro sedã elétrico da marca. É, praticamente, o Chevrolet Cruze do futuro e tem produção prevista para 2025.
Na tentativa de atualizar a linha de perfil de um três-volumes, o resultado é quase um cupê de quatro portas, com um terceiro volume muito pequeno. A intenção é diminuir a resistência ao vento, aproveitando a boa aerodinâmica para melhorar a autonomia.
Repleta de vincos bem marcados, a dianteira aposta em LEDs estreitos que iluminam até mesmo o logotipo da Chevrolet. O capô levemente rebaixado remete ao Camaro.
O desenvolvimento do FNR-XE é do centro de design da GM em Xangai e a fabricante não esconde que ele foi pensado para o mercado chinês, onde os sedãs ainda representam uma enorme parcela dos carros novos. Mas a General Motors não descartou a venda da versão definitiva em outros países.
O que facilitaria a exportação do sedã elétrico da Chevrolet é o fato de usar a plataforma elétrica Ultium, que permite o compartilhamento da arquitetura elétrica, dos motores e das baterias entre diversos modelos de várias categorias. Hoje ela está presente do Chevrolet Equinox EV ao Hummer EV. A GM terá 15 novos carros baseados na Ultium até 2025.
Esse processo de eletrificação da Chevrolet também se estende ao Brasil. A GM já confirmou o lançamento dos novos Blazer EV e Equinox EV no Brasil em 2023. A Silverado elétrica é cotada, assim como a importação de carros elétricos da Cadillac.