Corolla Cross GR-S tem cara de esportivo, mas mecânica é aquela de sempre
Divisão esportiva da Toyota deu um banho de loja no SUV, que também ganhou novo acerto de suspensão
A linha de “esportivados” da Toyota ganhou um novo integrante. Depois de Corolla, Hilux e Yaris, chegou a vez de o Corolla Cross receber a versão GR-S (ou GR-Sport). A variante de apelo esportivo foi apresentada ao mercado asiático e ainda não está confirmada para o Brasil. Dado o sucesso do SUV por aqui e pela presença do Corolla GR-S sedã, no entanto, não podemos descartar a possibilidade.
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Como nos demais modelos agraciados pela sigla GR Sport, o SUV médio também passa por um banho de loja e adota uma aparência mais agressiva. Além disso, recebe alguns ajustes mecânicos sem grande profundidade, mas com o potencial da Gazoo Racing.
A divisão esportiva deixou a suspensão mais firme, assim como no sedã, com novos amortecedores e barras estabilizadoras maiores. As duas motorizações disponíveis para o mercado asiático não sofreram alterações. Ambas contam com o motor 1.8, mas a primeira gera 140 cv, enquanto a segunda, híbrida, entrega até 122 cv. O conjunto híbrido é o mesmo oferecido no Brasil, com a exceção de que, por aqui, o motor a combustão é flex.
As novidades marcam mais presença no visual do SUV. O para-choque dianteiro ganha aberturas maiores, com nichos invadem mais as laterais do veículo e passam a abrigar os faróis de neblina. A grade continua posicionada no alto, mas ficou menor e adotou um contorno que se liga aos faróis – eles, por sinal, têm máscara negra.
Na parte de trás, o Corolla Cross passou por poucas alterações. Uma delas é o aplique prateado na base do para-choque, assim como o logotipo da versão instalado logo abaixo da inscrição “Hybrid”. As lanternas adotaram tons de cinza nas laterais. De lado, ficam visíveis o teto e os retrovisores pintados de preto brilhante, e o aplique prateado na base das portas, como nos para-choques.
O interior todo preto (com direito até a teto preto) quer seguir na tocada esportiva já apresentada na parte externa, deixando apenas alguns detalhes prateados, simulando apliques em aço escovado. Eles estão nas maçanetas e nos puxadores das portas, no console central (próximo ao câmbio) e na borda dos comandos e saídas de ar centrais. O logotipo da Gazoo Racing aparece nos bancos e no botão de partida do motor.
Vale lembrar que os trabalhos da divisão Gazoo Racing, da Toyota, se dividem em duas vertentes: GR e GR Sport (ou GR-S). A primeira, que tem Yaris e Supra no portfólio, se dedica a entregar modificações mais profundas, focando no alto desempenho dos veículos. Aqui, a sigla GR vem antes do nome do modelo para reforçar sua importância.
A segunda, por outro lado, tem como premissa dar uma aparência mais esportiva aos modelos. Algumas modificações leves também podem acompanhar, como acerto de suspensão mais firme, por exemplo. É o caso da Hilux, do Corolla sedã e, agora, do Corolla Cross.