Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Corolla 2.0 2019 x Corolla 2.0 2020: as diferenças de desempenho e consumo

Comparamos os testes do novo e do antigo Toyota Corolla movidos pelo motor 2.0

Por Daniel Telles
Atualizado em 24 out 2019, 17h55 - Publicado em 22 out 2019, 07h00
Novo Corolla XEi 2.0 (Divulgação/Toyota)

Sedã mais vendido do Brasil, o Toyota Corolla foi renovado este ano e ganhou até uma versão híbrida. No entanto, o motor 2.0 da versão anterior não é o mesmo de antes.

O novo M20A-FKB, também conhecido como Dynamic Force, trabalha em ciclo Atkinson e tem injeção de combustível direta (na câmara de combustão) e indireta (no coletor de admissão), além de uma série de evoluções técnicas para melhorar sua eficiência. Isso resulta em até 177 cv e 21,4 mkgf de torque.

Já o antigo 2.0 3ZR-FBE trabalhava em ciclo Otto, tinha apenas injeção indireta e se garantia com o duplo comando de válvulas variável para entregar até 154 cv e 20,7 mkgf de torque.

Também existe diferença no câmbio. O novo tem primeira marcha real, por engrenagem, e outras nove simuladas por um conjunto CVT, resultando em 10 marchas. O antigo era um CVT convencional capaz de simular 7 marchas.

Para ajudar você a decidir se vale realmente a pena trocar seu Corolla 2.0 da geração anterior por um novo, comparamos o desempenho e o consumo dos dois modelos.

No desempenho de 0 a 100 km/h o novo Corolla é ligeiramente superior, já que atinge a velocidade em 9,73 s contra 10,2 s do seu antecessor.

Continua após a publicidade
Toyota Corolla XEi 2019 (Divulgação/Toyota)

A retomada de 40 km/h a 80 km/h na acontece em 4,45 s contra 4,2 s no antigo.

Na retomada de 60 km/h a 100 km/h as duas gerações empatam e marcam 5,5 s.

Por último, a retomada de 80 km/h a 120 km/h é feita em 6,41 s pelo novo Corolla e em 7 s pelo antigo.

Motor 2.0 muda, mas continua vivo na nova geração do Corolla (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A nova geração tem números melhores também na frenagem.

Continua após a publicidade

O novo sedã freia de 60/80/120 km/h a 0 km/h em 13,18/23,68/54,15 metros, enquanto a geração anterior faz de 60/80/120 km/h a 0 km/h em 17,1/30,2/69,5 metros.

O consumo é praticamente equivalente. O novo Corolla XEi 2.0 tem consumo urbano de 11,9 km/l e rodoviário de 15,5 km/l, enquanto a geração anterior faz 11,5 km/l na cidade e 15,6 km/l na rodovia.

Confira a tabela comparativa:

Antigo Corolla 2.0 Novo Corolla 2.0
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,2 s 9,73 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 31,5 s 30,76 s
Velocidade máxima (dados de fábrica) n/d n/d
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 4,2 s 4,45 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 5,5 s 5,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 7 s 6,41 s
Frenagem de 60/80/120 km/h a 0 m 17,1/30,2/69,5 m 13,2/23,7/54,2 m
Consumo urbano 11,5 km/l 11,9 km/l
Consumo rodoviário 15,6 km/l 15,5 km/l

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.