Contra o Golf, novo Renault Mégane RS tem motor de 300 cv e versão híbrida
Versão híbrida tem motor 1.6 com dois propulsores elétricos auxiliares. Objetivo é alinhar hatch ao novo programa de emissões europeu, que começa em 2021
Longe do Brasil, o Renault Mégane chegou à quarta geração na Europa e recebeu uma atualização tanto de visual quanto de motorização.
O objetivo é alinhar o modelo ao Euro 7, que permite apenas 95 gramas de emissão de CO2 por quilômetro rodado – que entrará em vigor em 2021.
Além disso, a empresa francesa busca uma forma de concorrer com o Volkswagen Golf.
Ambos os veículos disputam a mesma categoria no velho continente e, em sua oitava geração, o modelo seguirá com a versão híbrida plug-in e terá mais potência nas esportivas: R, GTI e GTI TCR – inédita.
Para isso, a nova geração da marca francesa terá a versão esportiva RS com motor 1.8 Turbo de 300 cv e 42,6 mkgf de torque, e câmbio manual de seis marchas ou EDC de sete velocidades e dupla embreagem.
As novidades no visual estão nos pára-choques, que foram atualizados, nos novos faróis de led Pure Vision e nas rodas com novo design, que vão de 16 a 18 polegadas.
O modelo segue com as molduras de farol de neblina em preto, assim como as capas dos retrovisores.
O interior também é novo. O painel digital tem 10,25 polegadas e a central multimídia R-Link é de 9,2 polegadas.
Em segurança, o modelo adquiriu um sistema de condução semiautônoma nível 2, que vai até 160 km/h controlando: direção, freios e acelerador.
Não foi apenas a versão esportiva do Mégane que recebeu novos motores, as outras variantes do modelo podem ser adquiridas com motores TCe 1.0 de 120 cv e TCe 1.3 de 100, 115, 130 e 160 cv, com câmbio manual de seis marchas ou de dupla embreagem com sete marchas.
Por fim, uma versão híbrida plug-in E-Tech com motor 1.6L com um sistema auxiliar de dois propulsores elétricos.
Com isso, o veículo pode rodar 50 km no modo elétrico a uma velocidade de até 135 km/h. No perímetro urbano, o veículo tem autonomia de até 65 km.
Com isso, a empresa bate o objetivo de emissões. Na média, o veículo emite 40 gramas de CO2 por quilômetro rodado – ficando abaixo do estipulado pelo programa Euro 7.