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Comparativo: Fiat Strada Volcano é uma alternativa à Toro Endurance?

Com preços aproximados pelo mercado, é melhor optar por uma Toro básica ou uma Strada completa? Eis a questão

Por Paulo Campo Grande
25 ago 2020, 07h50
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  • Visualmente, apesar da frente distinta, as duas se parecem muito (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O dilema entre comprar um carro completo de um segmento inferior ou um básico de um segmento superior é antigo.

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    Em alguns momentos, porém, surgem situações no mercado que nos deixam ainda mais em dúvida sobre o que comprar, como a que ocorre agora com a proximidade de preços entre a nova picape Fiat Strada, na versão topo de linha, e a picape Fiat Toro, na versão de entrada.

    Toro é maior e tem suspensão multilink na traseira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Comparando as tabelas de preços, a Strada Volcano CD 1.3 Flex custa R$ 79.990 e a Toro Endurance 1.8 Flex sai por R$ 99.990. Na prática, porém, enquanto a recém-lançada Strada é vendida sem desconto, a veterana Toro está sendo comercializada com abatimento de até 15%.

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    Ou seja: cerca de R$ 85.000. A diferença que era de R$ 20.000 cai para R$ 5.000, portanto, colocando uma pulga atrás da orelha do comprador mais atento. Como cada escolha tem sempre o lado positivo e o negativo, alinhamos as duas aqui para um tira-teima.

    O acabamento tem materiais de melhor qualidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Visualmente, por fora, as duas se parecem. Mas a Toro é uma picape de porte maior. Ela mede 4,9 m de comprimento por 1,8 m de largura e 1,7 de altura, ante 4,5 m por 1,7 m e 1,6 m, da Strada.

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    Isso se reflete no espaço interno. Cinco pessoas viajam com mais conforto na Toro. Na caçamba, há empate quando o assunto é capacidade de carga. Ambas transportam até 650 kg. Mas, em volume, a Strada leva ligeira vantagem: 844 litros contra 820 litros.

    Porta da caçamba é bipartida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Em termos de motorização, enquanto a Toro é equipada com o antigo E.torQ 1.8 de 139/135 cv e 19,3/18,8 kgfm, a Strada vem com o novo Firefly 1.3 de 109/101 e 14,2/13,7 kgfm.

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    Embora seja maior e consiga gerar mais força, o E.torQ tem mais trabalho para carregar os 1.606 kg da Toro, enquanto o Firefly deve suportar os 1.174 kg da Strada, ou seja: 432 kg a menos.

    Cinco pessoas viajam com conforto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Essa diferença se verificou na pista de testes, onde a irmã maior levou 14,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e a menor precisou de 13,1 segundos. Nas medições de consumo, a 1.8 obteve as médias de 9,2 km/l, na cidade, e 11,9 km/l, na estrada e a 1.3 conseguiu 12,9 km/l e 17 km/l, respectivamente.

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    Até aqui, a Strada está em vantagem, por andar mais, gastar menos e apresentar uma caçamba maior, com mesma capacidade de carga, embora tenha menor espaço na cabine.

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    Motor gera 139/135 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No dia a dia, a Toro se destaca pelo comportamento dinâmico mais equilibrado. A Endurance é mais firme, mais bem assentada e obediente, graças a sua estrutura mais rígida e a suspensão multilink na traseira.

    A Volcano é mais frágil e instável. Sua suspensão traseira com molas semielípticas suporta bem as cargas da caçamba, mas não é tão eficiente para ajudar na dinâmica da picape. No que diz respeito à transmissão, as duas têm tração 4×2 dianteira e câmbio manual de cinco marchas.

    Mais equipada, Strada vem com barras no teto e santantônio (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A posição de dirigir da Toro também é superior. Ao volante, seu motorista consegue se relacionar melhor com o ambiente interno e externo à cabine, enquanto na Strada, a posição de dirigir forçosamente elevada, assim como a suspensão, dificulta a interação do motorista.

    Mas a Strada é imbatível quando o assunto é equipamentos de série. Em relação aos itens de segurança, ambas  têm controle eletrônico de estabilidade, auxiliar de partida em rampas, travas elétricas, sensor de pneus. Mas a Strada traz ainda sensor de estacionamento, câmera de ré, luzes diurnas, faróis de neblina e airbags laterais.

    Volante em couro e central multimídia com Apple CarPlay sem fio são de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nos itens de conforto, não faltam ar-condicionado, computador de bordo, vidros elétricos, volante com ajuste de altura e banco do motorista com regulagem de altura para nenhuma das duas. Só que a Strada tem também central multimídia com tela de 7” compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem cabo, retrovisores elétricos e chave com telecomando.

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    A Toro oferece volante com ajuste de profundidade (além de altura), e tem também piloto automático, embora negue um simples rádio AM/FM entre seus itens de série.

    Capota marítima também é de série nesta versão (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No que diz respeito ao acabamento, a veterana Toro ganha na qualidade dos materiais, melhores no aspecto e no toque. Mas relaxa ao abrir mão de pintura das maçanetas e dos retrovisores, enquanto a Strada abusa das peças de plástico duro no painel. Mas compensa com volante de couro e bancos revestidos com material que imita couro, nas laterais, e tecido em relevo nas partes de contato com o corpo.

    Externamente, a novata traz maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria e conta ainda com rodas de liga leve (na Toro, são de aço), protetor de caçamba e capota marítima (na Toro só protetor) e barras longitudinais no teto.    

    Versão cabine dupla tem quatro portas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No final da comparação chegamos à conclusão de que a briga é boa, mas para se tornar a primeira opção, diante da Strada Volcano, a Toro Endurance precisa oferecer mais, ou ter um desconto ainda maior.

    Isso é possível acontecer nos próximos meses uma vez que a Toro muda na linha 2021, chegando inclusive com novo motor. Mas, de todo jeito, o consumidor leva uma versão na véspera da substituição.

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    Motor 1.3 rende 109/101 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Escolher entre um modelo desatualizado com desconto e um recém-lançado com preço cheio é outro dilema típico do comprador de carros.

    Veredicto

    A Toro Endurance (básica) é mais cara e somente uma circunstância de mercado ainda mais favorável que a atual a deixaria tão convidativa a ponto de ser uma alternativa vantajosa à Strada Volcano (completa).

    Testes

    Toro Strada
    Aceleração

    0 a 100 km/h

    0 a 1.000 m

     

    14,8 s

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    35,8 s – 148,5 km/h

     

    13,1 s

    34,9 s – 147,7 km/h

    Retomadas

    3ª 40 a 80 km/h

    4ª 60 a 100 km/h

    5ª 80 a 120 km/h

     

    8,9 s

    12 s

    23,5 s

     

     

    7,8 s

    12,4 s

    21,5 s

     

    Frenagens

    60/80/120 km/h a 0

     

    14,8/26,5/59,2 m

     

    13,6/24,1/56,4 m

    Consumo

    Urbano

    Rodoviário

     

    9,2 km/l

    11,9 km/l

     

    12,9 km/l

    17 km/l

    Ruído interno

    Neutro/RPM máx

    80/120 km/h

     

    42,1/68,5 dBA

    64,1/69,9 dBA

     

    41,8/67,2 dBA

    69,5/75 dBA

    Aferição

    Velocímetro real a 100 km/h

    Rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha

    Volante

     

    98 km/h

    3.000 rpm

    3 voltas

     

    99 km/h

    3.000 rpm

    3 voltas

    Seu bolso

    Preço

    Garantia

    Concessionárias

     

    R$ 85.000

    3 anos

    600

     

    R$ 79.990

    3 anos

    600

    Ficha Técnica

    Fiat Toro

    Fiat Strada

    Avaliações do editor

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