Como o VW Tera acabou ‘prejudicado’ pelo programa Carro Sustentável?
SUV que teve 12.000 unidades reservadas em 50 minutos só teve 5.944 emplacamentos em dois meses. A explicação está no sucesso do VW Polo.

O Volkswagen Tera deu uma amostra do sucesso que pode fazer no Brasil ao acumular 12.000 pedidos nos primeiros cinquenta minutos de venda do SUV no dia 5 de junho.
No entanto, os números de emplacamentos não refletem todo esse sucesso. Em julho ele somou 3.244 emplacamentos, aumentando as vendas em relação a junho (2.555), seu primeiro mês de vendas, emplacando nos dois meses 5.944 unidades e ficando atrás de rivais como Fiat Pulse, Nissan Kicks Play e Renault Kardian.
O que aconteceu, então, com o Volkswagen Tera?
É um desempenho em vendas bem menor do que o esperado e o próprio CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, durante o jantar de comemoração dos 65 anos da QUATRO RODAS, explicou o motivo disso.
“O Tera continua recebendo muitos pedidos e houve um aumento da frequência nas concessionárias de quase 50%, porém temos uma questão de limite de produção em Taubaté (SP), uma planta que o Tera compartilha com o Polo, que aumentou as vendas devido ao programa Carro Sustentável”, afirma Possobom.

O executivo nos informou que a fábrica já trabalha em dois turnos em capacidade máxima e que houve um aumento de vendas do Polo, que é líder de mercado, desde o anúncio do programa federal que zerou o IPI para carros 1.0. Entre as versões elegíveis ao programa estão o Polo Track, Robust e também a TSI, que havia saído de linha e foi relançada para aproveitar o incentivo.
O governo federal já considera a iniciativa um sucesso, afirmando que as vendas de carros 1.0 cresceram 13% em relação a junho e 11,35% quando comparado com julho de 2024. Só o VW Polo vendeu quase 1.500 unidades extras em julho em relação a junho, o Carro Sustentável foi publicado no dia 11 de julho.
“Nós vamos atender todos os pedidos de Tera o mais rápido possível, mas tivemos que tomar a decisão de focar mais na produção do Polo para atender a demanda do próprio mercado”, diz o CEO da Volkswagen do Brasil.
Possobom acredita que, em breve, o Tera estará entre os carros mais vendidos do Brasil, pois o SUV nasceu para ser um carro de volume.
Além da fila de espera de até 60 dias, o fato que corrobora com a possibilidade do Tera despontar em vendas é que apenas 8% das vendas em julho foram destinadas às vendas diretas, ou seja, locadoras. Por ser um carro de volume, pelo menos 50% das vendas são destinadas a essa modalidade e o potencial de crescimento é notável.
Questionado sobre a possibilidade de entrar um terceiro turno na fábrica de Taubaté, o executivo disse que é uma situação improvável, pois envolve uma série de variantes.
VW Nivus está vendendo mais
Um fenômeno destacado pelo executivo é que a falta de Tera está impulsionando as vendas do Nivus. “O cliente chega na loja com a intenção de conhecer o Tera e acaba levando o Nivus, que temos a pronta-entrega”, conta Possobom.
Em junho, o SUV cupê teve 4.731 unidades vendidas, enquanto em julho as vendas saltaram para 5.777 – um aumento de 22% de um mês para o outro.
“Enquanto no lançamento do Tera a imprensa publicou que o Nivus poderia estar ameaçado, no fim o próprio Tera está estimulando as vendas de Nivus”, conclui.