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Como o motor 2.2 turbodiesel afetou as vendas da Fiat Toro e da Ram Rampage

Enquanto a Fiat Toro flex ganhou representatividade nas vendas, são as Rampage a diesel que estão surpreendendo nas vendas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 ago 2025, 10h24
Fiat Toro e Ram Rampage 2026
Fiat Toro e Ram Rampage 2026 (Divulgação/Stellantis)
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Fiat Toro e Ram Rampage não só compartilham a mesma fábrica como também a mesma plataforma. Mas as estratégias das duas picapes e a expectativa dos seus compradores podem nunca ter sido tão diferentes como nos últimos meses.

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As duas picapes intermediárias da Stellantis têm abordagens diferentes. Mais barata, a Toro tem acabamento mais simples e menos recursos de assistência ao motorista, enquanto a Rampage tem posicionamento mais premium, com acabamento melhor na cabine e assistência completa, com direito a piloto automático adaptativo. Mas são os motores que revelam o gosto diferente dos compradores.

Fiat Toro 2026
Fiat Toro Volcano TD 450 2026 (Divulgação/Fiat)

A picape intermediária da Fiat tem quase 10 anos de mercado, mas desde que recebeu o motor 1.3 turboflex em substituição ao antigo 1.8 flex, as vendas das versões com motor turbodiesel caíram. Chegou ao ponto de, na transição do motor 2.0 Multijet de 170 cv para o 2.2 Multijet de 200 cv, a Toro ter ficado com apenas duas versões a diesel: Volcano e Ranch. Até a Toro Ultra passou a ter apenas o motor flex.

Hoje, a participação do motor turbodiesel nas vendas da Fiat Toro está abaixo dos 30%. Na Rampage, o movimento foi o oposto.

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Fiat Toro 2026
Fiat Toro 2026 (Divulgação/Fiat)

Lançada no Brasil em junho de 2023, inicialmente a Ram Rampage tinha uma oferta ampla de versões. As opções Rebel e Laramie podiam ser compradas tanto com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv quanto com o 2.0 turbo Hurricane, a gasolina, com 272 cv, enquanto a versão R/T tinha apenas o motor a gasolina. Até a virada de 2024 para 2025, as vendas das duas opções de motores esteve equilibrada. Aí veio o novo motor 2.2 turbodiesel.

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Foi no final de 2024 que a Ram Rampage ganhou a nova versão Big Horn, de entrada e apenas com o motor diesel. Daquele momento até agora, o motor 2.2 turbodiesel passou a responder por cerca de 80% das vendas da Rampage.

Ram Rampage Big Horn 2025
Ram Rampage Big Horn 2025 (Divulgação/Quatro Rodas)

Aparentemente, os 200 cv e 45,9 kgfm do motor 2.2 turbodiesel convenceram mais os compradores da Ram Rampage que os 272 cv e 40,8 kgfm do motor Hurricane. Foi essa a justificativa da Ram para ter cortado o motor 2.0 turbo a gasolina das versões Rebel e Laramie na linha 2026 da Rampage. Agora, apenas a versão esportiva R/T segue com o motor a gasolina.

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De toda forma, a Rampage vende menos que a Toro. Enquanto a picape da Fiat teve uma média de 3.900 emplacamentos mensais de janeiro a julho, a Ram vem mantendo uma média de 1.905 unidades licenciadas por mês.

Rampage Laramie 2.2
Rampage Laramie 2.2 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A intenção da Ram no lançamento da Rampage, há pouco mais de dois anos, era justamente essa: entender o consumidor e adequar a oferta à ele. Isso foi feito até com relação aos preços, que ficaram até R$ 30.000 mais baixos na linha 2026. Isto, na verdade, foi uma adequação dos preços de tabela aos preços que, de fato, vinham sendo praticados nas lojas.

Após dois anos, em vez de ter acontecido uma canibalização entre as versões de Fiat Toro e Ram Rampage, elas se estabeleceram como complementares entre si. A Fiat Toro se garante com o motor flex e uma gama de versões que vai dos R$ 159.490 aos R$ 228.490 e a Rampage começa nos R$ 226.990 e vai até os R$ 269.690 da versão R/T, que resiste com sua proposta esportiva.

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