Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como no passado, carros seminovos estão custando mais que os zero-km

Parece impossível, mas esta não é a primeira vez que um usado vale mais que um novo no Brasil

Por Gabriel Monteiro
28 abr 2021, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As picapes, com destaque para a Fiat Strada, valorizaram bem
    As picapes, com destaque para a Fiat Strada, valorizaram bem (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O mercado brasileiro está na contramão do consenso de que automóveis são bens passivos e sujeitos à desvalorização. A atual situação do setor automotivo no país gera hoje um fenômeno esperado, mas nem por isso menos inusitado: seminovos com preços maiores que modelos zero-km.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Um levantamento da KBB Brasil apontou que, dos dez carros mais vendidos em fevereiro, metade apresenta média de variação positiva para seminovos. O grande destaque vai para os modelos Fiat Strada (3,37%), Volkswagen T-Cross (2,87%) e Chevrolet Onix Plus (2,43%).

    Continua após a publicidade

    Como anunciado anteriormente, o fenômeno é relativamente simples de compreender e segue um dos conceitos mais antigos e disseminados no mercado financeiro: a lei da oferta e da procura.

    Falta de insumos, queda no volume produzido, filas de espera nas lojas em alguns casos e até o reposicionamento de modelos, com a redução de equipamentos, fazem com que a oferta de seminovos se valorize.

    Só no mês de abril, sete fabricantes anunciaram a paralisação total ou parcial de suas produções, motivadas pela falta de peças e pelas novas medidas restritivas. Dentre elas, Fiat, Toyota, Volkswagen, Chevrolet e Renault. Aliada aos ínfimos estoques, que no começo do mês contemplam apenas 18 dias de vendas, cria-se um ambiente perfeito para o mercado paralelo de usados.

    Continua após a publicidade

    Um dos segmentos que mais chamaram a atenção foi o das picapes (de todos os tamanhos). Dos 11 modelos analisados pela KBB, sete possuem variação positiva dos preços, que podem chegar aos 3,51% (Strada).

    O movimento chama a atenção por historicamente o público desses produtos se posicionar em um setor menos afetado pela crise (agronegócio). Mesmo com os altos preços, a demanda continua muito grande. Com a taxa Selic cravada nos 2,75% ao ano, é uma boa ideia dar uma olhada na garagem em busca de um investimento mais rentável.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.