Com mais 10.000 unidades vendidas, Kombi elétrica esgota pré-venda
Noruega é o mercado com maior número de ID.Buzz comprados; Alemanha vem em segundo com um quarto do total
Ela nem chegou às ruas e já é um sucesso. A Volkswagen ID. Buzz – ou Kombi elétrica – teve a sua pré-venda encerrada pelo grande número de compradores, que já ultrapassou a marca dos 10.000 só na Europa. E um detalhe importante, mercados como Reino Unido e França nem sequer tiveram as vendas iniciadas, como destacou o chefe de vendas da VW Lars Krause.
Segundo o Automotive News Europe, quem lidera as compras é a Noruega, uma das nações mais desenvolvidas no assunto eletrificação. Foram cerca de 3.400 unidades vendidas no país nórdico.
A Alemanha é o segundo país com mais ID.Buzz vendidas, com aproximadamente um quarto do montante — ou 2.500 Kombis. A Holanda soma 1.100 unidades, enquanto na Bélgica foram encomendadas outras 1.000. Os números são tanto para a versão de cinco passageiros quanto para versão utilitária, Cargo.
Porém, ainda vai demorar um pouquinho até os compradores receberem as primeiras vans. Segundo a VW, as entregas só começarão a partir de outubro, embora a produção tenha começado em maio na fabrica de Hanover, na Alemanha. Já os britânicos terão que esperar até 2023 para dirigirem suas versões com volante na esquerda.
A espera será ainda maior para os EUA. Por lá, a Kombi elétrica só chega em 2024 e o principal motivo é a plataforma, que terá um entre-eixos maior. Essa versão “esticada” só será lançada na Europa no ano que vem.
Para este ano, a VW planeja construir 15.000 unidades, ou seja, dois terços já foram vendidos antes mesmo da chegada da Kombi às concessionárias. Para o próximo ano, a empresa vai aumentar para 60.000 e depois para 130.000.
Claro, que a VW comemorou o sucesso da Kombi elétrica. “10.000 pedidos, sem que o carro realmente estivesse na concessionária, muito menos um cliente o dirigindo. Isso é simplesmente impressionante”, disse Krause.
O ID. Buzz tem motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm, enquanto o conjunto de baterias tem 77 kWh promete autonomia de até 423 km. Na pré-venda europeia, o modelo estava sendo vendido por 55.000 euros, aproximadamente R$ 287.000 na cotação atual.
Para o Brasil, temos a esperança de que a Kombi elétrica seja vendida a partir de 2023, como mostra o planejamento da Volks de 2019. Porém, quem quiser conhecer o veículo, poderá vê-lo na próxima edição do Rock in Rio. A marca, que também patrocina o festival, ainda não confirmou qual será a função do carro, apenas que essa será sua primeira aparição por aqui.