Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Com elétricos em queda, Toyota planeja versões híbridas de todos os carros

A Toyota vê o mercado de carros elétricos decair cada vez mais no mundo e segue com seus investimentos, principalmente, em carros de tecnologia híbrida

Por Lucas Parente
Atualizado em 21 set 2024, 17h04 - Publicado em 21 set 2024, 17h00
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Toyota é a fabricante de automóveis tradicional que está mais atrasada no processo de eletrificação dos seus carros. Mas isso é planejado. A empresa não apostou tudo em carros elétricos em nenhum momento e segue firme e forte em sua estratégia de carros híbridos e movidos a célula de hidrogênio.

Por isso, a Toyota foi uma das únicas empresas que não teve de voltar atrás com seus planos após a queda nas vendas de veículos totalmente elétricos.

Seus planos de descarbonização está voltado para carros híbridos, a hidrogênio e até para os combustíveis sintéticos, já que a empresa não planeja acabar com os motores de combustão interna tão cedo. Porém, ela ainda pode se tornar a primeira marca a abandonar os carros totalmente a combustão.

Depois de quase três décadas do lançamento do Prius, seu primeiro carro híbrido (e o primeiro de produção em série do mundo), a montadora se prepara para transformar grande parte de sua frota de carros (ou talvez toda) Toyota e Lexus em modelos híbridos. Foi isso que executivos afirmaram à Reuters.

Toyota Prius 1997
Prius foi lançado em 1997 e foi o primeiro híbrido de produção em série do mundo (Divulgação/Toyota)

“No futuro, planejamos avaliar, modelo por modelo, para saber se há sentido em adotar um sistema totalmente híbrido para os nossos carros”, afirmou o chefe de vendas e marketing da Toyota na América do Norte, David Christ. Ou seja, para cada renovação, a Toyota avaliará se faz sentido adotar um sistema híbrido ou não.

Continua após a publicidade

O RAV4 deve ser o primeiro carro da marca a passar por essa avaliação, já que receberá uma atualização em 2026. No mercado brasileiro, por exemplo, o modelo é vendido apenas em versões híbridas desde 2019. No mesmo caminho, a Lexus também só vende híbridos no Brasil desde 2020. O mesmo deve acontecer em outros mercados futuramente, mas Toyota ainda estuda tal ação.

TOYOTA RAV4
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Segundo informantes internos da Reuters, modelos que terão apenas variantes híbridas deverão receber com sistema híbrido plug-in, com baterias maiores e possibilidade de recarga externa. Desta forma, aumenta-se a autonomia elétrica do veículo.

Apesar de ter um foco em tecnologias diversas, a Toyota ainda planeja ter parte de sua gama de produtos composta por carros elétricos. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou em janeiro que acredita que os carros elétricos representarão até 30% da gama mundial da marca.

Continua após a publicidade

O futuro da Toyota no Brasil

No Brasil, a Toyota já vende carros híbridos há mais de 10 anos, desde a chegada do Prius em 2013. Desde aquele momento, muita coisa mudou e a empresa parece cada vez mais focada em eletrificar parte de sua frota.

Desde 2019, a montadora nacionalizou a produção de seus modelos híbridos-flex (os primeiros do mundo), com o Corolla e logo depois o Corolla Cross. A estratégia deu tão certo que a marca anunciou investimento bilionário para nacionalizar a fabricação do seu sistema híbrido.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O investimento de mais de R$ 11 bilhões anunciado pela empresa no Brasil no ano passado tem como principal objetivo a produção nacional de um conjunto híbrido plug-in flex, com motores e baterias nacionais (com células importadas).

Uma versão atualizada do novo Prius também foi flagrada para o Brasil, mas não com o objetivo de ser vendido. O modelo servirá como principal ajuda no desenvolvimento do novo motor híbrido flex plug-in da Toyota.

Toyota Prius 2025 hev
Novo Toyota Prius HEV (Divulgação/Toyota)

Com um motor 2.0 de 152 cv e 19,4 kgfm, o novo Prius será o ponto de partida ideal para a atualização dos motores híbridos do Corolla 2026, que utilizam o motor 1.8 de 101 cv e 14,5 kgfm.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Esse motor 2.0 do Prius é o mesmo da família M20A do motor 2.0 aspirado que a Toyota fabrica em Porto Feliz (SP) para o Corolla e Corolla Cross. Isso facilitará a nacionalização do produto, mesmo que a versão de ciclo Atkinson, das versões híbridas, utilize componentes diferentes.

COROLLA CROSS x BYD SONG PRO
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além disso, a fábrica da marca no interior de São Paulo produzirá os motores 1.5 otto e 1.5 Atkinson que serão utilizados pelo novo Yaris Cross, que será lançado no ano que vem. O 1.5 Atkinson equipará a versão híbrida do SUV.

Continua após a publicidade
Toyota Yaris Cross Hybrid
O Yaris Cross será produzido em Sorocaba a partir de 2025 com motor híbrido-flex (Divulgação/Toyota)

A série de investimentos e os movimentos da marca nos levam a crer que em breve o Corolla e Corolla Cross receberão atualizações em seu trem de força.

A Toyota também planeja uma futura picape intermediária com sistema híbrido, mas isso deve ficar para a terceira fase deste ciclo de investimentos, estreando entre 2026 e 2030. A picape será baseada na mesma plataforma do Prius e a Corolla.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.