Com elétricos em queda, Toyota planeja versões híbridas de todos os carros
A Toyota vê o mercado de carros elétricos decair cada vez mais no mundo e segue com seus investimentos, principalmente, em carros de tecnologia híbrida
A Toyota é a fabricante de automóveis tradicional que está mais atrasada no processo de eletrificação dos seus carros. Mas isso é planejado. A empresa não apostou tudo em carros elétricos em nenhum momento e segue firme e forte em sua estratégia de carros híbridos e movidos a célula de hidrogênio.
Por isso, a Toyota foi uma das únicas empresas que não teve de voltar atrás com seus planos após a queda nas vendas de veículos totalmente elétricos.
Seus planos de descarbonização está voltado para carros híbridos, a hidrogênio e até para os combustíveis sintéticos, já que a empresa não planeja acabar com os motores de combustão interna tão cedo. Porém, ela ainda pode se tornar a primeira marca a abandonar os carros totalmente a combustão.
Depois de quase três décadas do lançamento do Prius, seu primeiro carro híbrido (e o primeiro de produção em série do mundo), a montadora se prepara para transformar grande parte de sua frota de carros (ou talvez toda) Toyota e Lexus em modelos híbridos. Foi isso que executivos afirmaram à Reuters.
“No futuro, planejamos avaliar, modelo por modelo, para saber se há sentido em adotar um sistema totalmente híbrido para os nossos carros”, afirmou o chefe de vendas e marketing da Toyota na América do Norte, David Christ. Ou seja, para cada renovação, a Toyota avaliará se faz sentido adotar um sistema híbrido ou não.
O RAV4 deve ser o primeiro carro da marca a passar por essa avaliação, já que receberá uma atualização em 2026. No mercado brasileiro, por exemplo, o modelo é vendido apenas em versões híbridas desde 2019. No mesmo caminho, a Lexus também só vende híbridos no Brasil desde 2020. O mesmo deve acontecer em outros mercados futuramente, mas Toyota ainda estuda tal ação.
Segundo informantes internos da Reuters, modelos que terão apenas variantes híbridas deverão receber com sistema híbrido plug-in, com baterias maiores e possibilidade de recarga externa. Desta forma, aumenta-se a autonomia elétrica do veículo.
Apesar de ter um foco em tecnologias diversas, a Toyota ainda planeja ter parte de sua gama de produtos composta por carros elétricos. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou em janeiro que acredita que os carros elétricos representarão até 30% da gama mundial da marca.
O futuro da Toyota no Brasil
No Brasil, a Toyota já vende carros híbridos há mais de 10 anos, desde a chegada do Prius em 2013. Desde aquele momento, muita coisa mudou e a empresa parece cada vez mais focada em eletrificar parte de sua frota.
Desde 2019, a montadora nacionalizou a produção de seus modelos híbridos-flex (os primeiros do mundo), com o Corolla e logo depois o Corolla Cross. A estratégia deu tão certo que a marca anunciou investimento bilionário para nacionalizar a fabricação do seu sistema híbrido.
O investimento de mais de R$ 11 bilhões anunciado pela empresa no Brasil no ano passado tem como principal objetivo a produção nacional de um conjunto híbrido plug-in flex, com motores e baterias nacionais (com células importadas).
Uma versão atualizada do novo Prius também foi flagrada para o Brasil, mas não com o objetivo de ser vendido. O modelo servirá como principal ajuda no desenvolvimento do novo motor híbrido flex plug-in da Toyota.
Com um motor 2.0 de 152 cv e 19,4 kgfm, o novo Prius será o ponto de partida ideal para a atualização dos motores híbridos do Corolla 2026, que utilizam o motor 1.8 de 101 cv e 14,5 kgfm.
Esse motor 2.0 do Prius é o mesmo da família M20A do motor 2.0 aspirado que a Toyota fabrica em Porto Feliz (SP) para o Corolla e Corolla Cross. Isso facilitará a nacionalização do produto, mesmo que a versão de ciclo Atkinson, das versões híbridas, utilize componentes diferentes.
Além disso, a fábrica da marca no interior de São Paulo produzirá os motores 1.5 otto e 1.5 Atkinson que serão utilizados pelo novo Yaris Cross, que será lançado no ano que vem. O 1.5 Atkinson equipará a versão híbrida do SUV.
A série de investimentos e os movimentos da marca nos levam a crer que em breve o Corolla e Corolla Cross receberão atualizações em seu trem de força.
A Toyota também planeja uma futura picape intermediária com sistema híbrido, mas isso deve ficar para a terceira fase deste ciclo de investimentos, estreando entre 2026 e 2030. A picape será baseada na mesma plataforma do Prius e a Corolla.