CNH terá novo modelo em julho de 2015
Documento vai apresentar 28 códigos criptografados para evitar fraude; CRV e CRLV também passam por mudanças
A partir de 1º de julho de 2015, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganha uma nova aparência. A medida, anunciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), visa coibir a falsificação do documento, que terá 28 dispositivos de segurança com dados criptografados. Assim, somente os agentes de trânsito, por meio de aplicativos de celulares, conseguem ler as informações cifradas.
Segundo o órgão, não é preciso trocar a CNH, pois o novo modelo será utilizado para a primeira permissão para dirigir, além das renovações e substituições em caso de perda. A expectativa é que em cinco anos todas as CNHs já estejam padronizadas.
A medida também se aplica ao Certificado de Registro de Veículo (CRV) e ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Mas estes terão 17 dispositivos de segurança.
Conforme dados do Denatran, 170 mil documentos em branco, incluindo carteiras e certificados, são extraviados por ano no Brasil. O órgão ainda reitera que a emissão dos novos documentos será feita de forma gradual e não acarretará em custos para os motoristas.