CNH digital e IPVA têm aplicativos falsos para Android
Denúncias revelaram programas maliciosos capazes de infectar celulares com vírus e roubar dados pessoais dos usuários
Já é possível ter a CNH digital no celular e até tiramos o documento em 20 minutos (e sem sair de casa!). Mas fique atento: um golpe com aplicativo falso pode instalar vírus no seu aparelho.
A Folha de S. Paulo denunciou os programas falsificados que estavam disponíveis na loja oficial da Google para Android. O periódico diz que, após a reportagem, os aplicativos saíram do ar.
Citada pela reportagem, a Kaspersky Lab, empresa especializada em segurança virtual, afirma que 17 mil celulares foram infectados com os programas maliciosos desde dezembro de 2018.
Os riscos são diversos: além de propagandas invasivas e maior consumo de bateria e internet sem autorização, esses aplicativos falsificados também exploraram dados pessoais do usuário.







![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, com raios brancos ao fundo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com OFERTA RELÂMPAGO em destaque, um raio amarelo e a frase Você pediu, a gente ouviu!. À direita, revistas Superinteressante e Veja, e um ícone de árvore](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)