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Citroën Basalt surge como conceito e estreia ainda em 2024 melhor que o C3

SUV cupê da Citroën surpreende como conceito, mas terá diferenças na América do Sul; Basalt será mais barato que Fiat Fastback e Volkswagen Nivus

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 mar 2024, 14h17 - Publicado em 27 mar 2024, 08h08

Volkswagen Nivus e Fiat Fastback fizeram escola. O Citroën Basalt será mais uma opção de SUV cupê compacto e acaba de ser completamente revelado pela fabricante francesa. Só tem um detalhe: o chamado “Basalt Vision” foi apresentado ainda como carro conceito. Mas seu lançamento no Brasil será ainda em 2024, no segundo semestre.

O Basalt 2025 é parte da família C-Cubed, é derivado da mesma plataforma CMP que deu origem aos C3 e C3 Aircross. Imagens do interior ainda não foram divulgadas, mas a tendência é que seja o mesmo dos irmãos, mas com algumas melhorias para fazer jus ao estilo do carro.

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(Divulgação/Citroën)

Mas se o estilo de SUV cupê do Citroën Basalt tem inspiração no Citroën C4 X europeu, pelo menos o os designers se esforçaram para criar elementos exclusivos. É o caso do para-choque frontal com a parte central pintada na cor do carro e com elementos quadrados para as tomadas de ar e o nicho dos faróis de neblina mais marcados.

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No perfil, pelo menos o Basalt Vision tem molduras das caixas de roda com cantos vivos e pintadas em preto brilhante, dando destaque às rodas aro 17 (com pneus 205/55). E se reparar bem, o protótipo tem freio a disco nas quatro rodas. Outro elemento interessante é a linha prateada que acompanha as saias até encontrar os para-choques, também brilhantes.

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SUVCoupeCitronBasaltVision3
(Divulgação/Citroën)
SUVCoupeCitronBasaltVision
(divulgação/Citroën)

As portas traseiras são exclusivas do SUV cupê, permitindo que a traseira tenha caimento mais acentuado. Mas um pequeno aplique preto avança sobre a coluna C para integrar os vidros laterais a ela.

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A traseira é um caso a parte e o cartão de visitas do Citroën Basalt. O caimento da traseira até ensaia um pequeno terceiro volume, mas que acaba formando um aerofólio integrado à tampa do porta-malas. É uma tampa mais marcada, com vinco que integra as luzes das lanternas inéditas, de led.

SUVCoupeCitronBasaltVision7
(Divulgação/Citroën)

O para-choque traseiro acompanha o Aircross, com uma grande peça preta, um aplique prateado na base e o nicho da placa logo abaixo da tampa. Os refletores e a lanterna de neblina ficam escondidos sob a parte prateada.

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O que esperar do Citroën Basalt 2025?

Se você não reparou, o Basalt Vision ainda tem mão inglesa. O protótipo está sendo apresentado globalmente porque também será fabricado na Índia. Mas, assim como aconteceu com os C3 e C3 Aircross, o carro fabricado no Brasil, em Porto Real (RJ), terá suas particularidades próprias para os mercados da América do Sul.

SUVCoupeCitronBasaltVision1
(Divulgação/Citroën)

As dimensões ficarão próximas do Aircross, especialmente porque o Citroën Basalt deverá manter os 2,67 m de entre-eixos. Desta forma, teria cerca de 4,3 m de comprimento e um pouco menos de 1,65 m de altura, mantendo os 1,72 m de largura. A capacidade do porta-malas poderia ficar próxima dos 490 litros do SUV.

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A tendência é que o Citroën Basalt custe mais caro que o C3 Aircross. Ou seja, terá preços acima dos R$ 100.000 e R$ 140.000 das versões do SUV que tem até sete lugares. Ainda assim, será uma opção mais barata aos Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.

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O carro teria melhorias em termos de equipamentos, também. Uma das expectativas é por faróis de led, que não aparecem nas imagens nas imagens divulgadas no Brasil mas estão nas fotos divulgadas na Índia.

SUVCoupeCitronBasaltVision2
(Divulgação/Citroën)

Além disso, será o primeiro carro da linha C-Cubed com chave presencial e é esperado mais esmero no acabamento interno. A Citroën ainda não divulgou imagens do interior, tampouco divulgou detalhes técnicos.

É possível afirmar, porém, que o Citroën Basalt 2023 será equipado com o motor 1.0 GSE Turbo, T200, que gera 130 cv e 20,4 kgfm, e estará sempre combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas. É a mecânica do C3 Aircross e que também vem sendo testado no C3.

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