Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Citröen Basalt chega à Índia mais requintado e custa o equivalente a R$ 53.360

SUV cupê estreia na Índia mais barato que rivais enquanto expectativa para seu lançamento no Brasil aumenta

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 ago 2024, 13h08 - Publicado em 9 ago 2024, 12h55
Citroën Basalt
Citroën Basalt (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

O lançamento do Citöen Basalt está cada vez mais próximo. Enquanto esse momento não chega, as notícias da sua versão indiana são o que mais nos dão uma ideia de como será o SUV cupê do C3.

Depois de ser inteiramente revelado, agora sabemos qual será o preço mínimo do Basalt na Índia. Por lá, o carro custará a partir de 799.000 rúpias, equivalente a cerca de R$ 53.360. Isso significa que ele será de 200 a 300 mil rúpias mais barato que os seus principais rivais, como o VW Taigun (o T-Cross indiano) e Hyundai Creta. Mas apenas o preço é apenas o da versão mais básica e as topo de linha terão seus valores divulgados posteriormente.

Citroen Basalt 2025 in
(Divulgação/Quatro Rodas)

Diferente do mercado brasileiro, onde o Basalt deverá ter versões de entrada com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, na Índia ele será equipado com um 1.2 aspirado de 81 cv e 11,72 kgfm. O câmbio do indiano também será manual de cinco marchas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Acima deste, há ainda uma motorização 1.2 turbo de 108 cv e 19,37 kgfm, quando equipada com o câmbio manual de cinco marchas. Ele também terá como opção uma transmissão manual de seis velocidades, que eleva a entrega de torque para 20,9 kgfm.

Citroen Basalt 2025 in
(Divulgação/Quatro Rodas)

Já no Brasil, as versões mais caras terão um conjunto bem conhecido por aqui: o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm com câmbio do tipo CVT. Essa é a mesma motorização de diversos modelos da Stellantis, incluindo o Fastback, SUV cupê da Fiat.

Continua após a publicidade
Citroën Basalt
Dificilmente a versão nacional manterá o interior em tons claros (Divulgação/Citroën)

Outra diferença entre o Basalt indiano e o nosso é o posicionamento. No país asiático o SUV terá um apelo mais sofisticado do que aqui e isso pode influenciar tanto no nível de acabamento, quanto no design. Um exemplo são os faróis por projeção da versão indiana.

Citroen Basalt 2025 in
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Ele também tem bancos e acabamento interno em tons mais claros, algo que não é muito do gosto do brasileiro e, com certeza, não será mantido no Basalt que será produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro.

Citroen Basalt 2025 in
(Divulgação/Quatro Rodas)

No mais, sabemos ainda que na Índia ele tem o mesmo interior do C3 Aircross, com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay) no topo do painel. Mas como novidade, acrescenta um novo ar-condicionado automático digital de uma zona, com direito a saída de ar traseira entre os bancos dianteiros.

Continua após a publicidade
Citroën Basalt
Citroën Basalt (Divulgação/Citroën)

Ele não tem ADAS, mas a julgar pelo nível de equipamentos da dupla C3 e Aircross, também não terá no Brasil. Na Índia, C-Cubed dá Citröen é equipada com seis airbags, enquanto por aqui, são — no melhor dos casos — quatro. Resta saber se a montadora manterá isso ou vai acrescentar um pouco mais de segurança ao Basalt.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.