PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Citroën Basalt é lançado na Índia com seis airbags e porta-malas de sedã

No mercado indiano, o Basalt será mais sofisticado, com direito a faróis com projetores e acabamento claro no interior

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 ago 2024, 17h00
Citroën Basalt
Citroën Basalt (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

O Citroën Basalt está com lançamento no Brasil confirmado para os próximos meses, já com produção nacional, em Porto Real (RJ). Antes disso, porém, o modelo fez sua estreia na Índia, adiantando grande parte do que veremos (e o que não veremos) por aqui em breve.

Construído sobre a mesma base de C3 e C3 AirCross, o Basalt é um SUV-cupê de dimensões próximas às de um Fiat Fastback e do “irmão” C3 AirCross. Nas especificações indianas (que não deverão ter grandes alterações para o modelo brasileiro), são 4,35 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.

Citroën Basalt
Citroën Basalt (Divulgação/Citroën)

Ou seja, ele é menor do que os 4,43 metros de comprimento do Fastback, mas com entre-eixos 12 cm maior. O porta-malas é de 470 litros.

Continua após a publicidade

Entre as motorizações do modelo vendido na Índia estão um 1.2 aspirado de 81 cv e um 1.2 turbo de 108 cv. Para ambos, o câmbio é manual de cinco marchas como padrão, mas, para a versão mais potente, há opção automática de seis marchas.

basalt-exterior-left-rear-three-quarter-6
Citroën Basalt (Cartrade.com/Reprodução)

Nenhuma dessas opções, porém, chegará ao Brasil. Por aqui, é certo que o Basalt utilizará o já conhecido 1.0 turbo de 130 cv vindo do Fiat Pulse e que equipa o C3 AirCross, sempre com câmbio automático do tipo CVT. Ainda terá configurações de entrada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual.

Continua após a publicidade

Mais sofisticado

Ao menos na Índia, a proposta do Basalt é ter algum nível extra de sofisticação em relação a C3 e C3 AirCross. A dianteira mostra para-choques exclusivos, com aberturas maiores e elementos mais retilíneos, com grades que mesclam elementos em preto brilhante e cromados. Os faróis mantém o formato, mas têm iluminação principal por projetores – não se sabe se as luzes são em led.

Citroën Basalt
Citroën Basalt (Divulgação/Citroën)

De lado, o SUV-cupê tem elementos plásticos nos para-lamas com acabamento plástico, sem pintura, que busca dar ares off-road. As rodas, com desenhos exclusivos, também variam e têm 17 polegadas na versão mais cara. A traseira é curta e tem caimento suave para remeter a um cupê. As lanternas têm efeito tridimensional, mas não são em leds.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O interior é basicamente o mesmo do C3 AirCross brasileiro, com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay) no topo do painel. Uma novidade é o ar-condicionado automático digital de uma zona, com direito a saída de ar traseira entre os bancos dianteiros.

Outra vai  para o acabamento, que utiliza tons mais claros, como branco e cinza. Não espere por isso no Brasil, onde isso geraria rejeição.

Continua após a publicidade

Citroën Basalt
Citroën Basalt

Quem viajar no banco traseiro do Basalt terá ajustes no assento (em especial para o suporte da coxa) e saídas de ar-condicionado dedicadas. Entre os equipamentos, o Basalt não se diferenciará do C3 AirCross, com os básicos volante com comandos, vidros elétricos e multimídia.

Nas imagens é possível notar que o modelo indiano terá seis airbags, com direito a bolsas de cortina instaladas até na coluna C, logo atrás dos ocupantes traseiros. Porém, ele não terá nenhum tipo de sistema ADAS, como frenagem automática de emergência ou piloto automático adaptativo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.