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Chevrolet investe R$ 5,5 bilhões em São Paulo e confirma carro híbrido flex

Aporte será usado para atualizar as fábricas no estado, desenvolver dois veículos híbridos e renovar modelos como Tracker e Montana até 2028

Por Nicolas Tavares, Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 set 2024, 12h06
Chevrolet Tracker na fábrica da GM em São Caetano do SGe
Chevrolet Tracker na fábrica da GM em São Caetano do Sul (Divulgação/GM/Chevrolet)
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Após anunciar um investimento de R$ 1,2 bilhão para a fábrica de Gravataí (RS), a General Motors revela um aporte de R$ 5,5 bilhões para seus unidades fabris no Estados de São Paulo. A montadora afirma que o valor será utilizado para “renovar o portfólio da Chevrolet e desenvolver novas tecnologias”, incluindo a estreia de dois carros com motores híbrido-leve flex.

O investimento foi anunciado por Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente da GM para mercados globais, explicando que o aporte será usado em todas as fábricas no estado paulista. Shilpan Amin, presidente da GM International, destaca que o Brasil é o terceiro maior mercado global da fabricante, atrás dos Estados Unidos e China.

Sem falar ainda sobre modelos, Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, confirmou que a fabricante trabalha no desenvolvimento de dois veículos híbridos-leve flex. Serão os primeiros carros da GM no mundo a combinar a eletrificação com o etanol e os motores serão produzidos no Brasil. Não será o único tipo de eletrificação, pois a Chevrolet estudaa um sistema híbrido plug-in flex, além de confirmar mais um carro elétrico para 2025.

Em julho, durante o anúncio de investimento em Gravataí, Chamorro disse à QUATRO RODAS que o novo modelo a ser produzido no Rio Grande do Sul não contará com qualquer eletrificação. Programado para 2026, espera-se que este veículo inédito seja um SUV compacto baseado no Onix e posicionado abaixo do Tracker.

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Projeção de como ficará o novo Chevrolet Tracker 2025
Projeção de como ficará o novo Chevrolet Tracker 2025 (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Um dos destinos deste dinheiro será a renovação do Tracker e da Montana, com a reestilização do SUV prevista para 2025. Em janeiro, a GM disse que o investimento no Brasil seria usado para renovar toda a linha da Chevrolet até 2028. Lançada em 2023, a picape intermediária deverá ser um dos últimos produtos a receberem um facelift.

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O aporte no estado de São Paulo será utilizado tanto para a linha de montagem em São Caetano do Sul, onde são feitos Tracker e Montana, como também na fábrica em São José dos Campos, responsável pela picape S10 e o utilitário Trailblazer. Há uma terceira unidade em Mogi das Cruzes, que produz apenas componentes, e um centro de distribuição em Sorocaba.

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Mudanças estéticas de Onix e Onix Plus devem se concentrar na dianteira
Reestilização do Onix virá do investimento da planta gaúcha (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Com o novo valor para São Paulo, os R$ 300 milhões restantes serão destinados para a fábrica de motores em Joinville (SC), responsável pela montagem dos propulsores 1.0 e 1.2 turbo. Como adiantado por QUATRO RODAS, os propulsores devem receber atualizações para atender as futuras normas de emissões do Proconve L8 e elevar a potência, adotando injeção direta. Esta modificação é esperada para a renovação da linha Onix e Onix Plus, programada para 2025.

Enquanto isso, a GM tem mais dois lançamentos confirmados para 2024 no Brasil. O próximo será o Equinox EV e será apresentado em outubro. A última novidade não foi revelada, embora tenha a estreia marcada para novembro.

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