Novo Chevrolet Equinox tem cara de Blazer e motor 1.5 turbo mais potente
Um dos SUVs mais vendidos da Chevrolet, o Equinox 2025 marca estreia de nova geração; veja o que muda
O Chevrolet Equinox já tem praticamente 20 anos e mais de 3 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos, onde é o segundo SUV mais vendido da fabricante. Agora o SUV médio chega a sua quarta geração com mais uma mudança drástica em seu visual.
O novo Equinox tem design mais musculoso e imponente, que remete à nova geração do Chevrolet Blazer, além de novo interior e até uma versão aventureira Activ, como a que está disponível para a Spin.
O histórico do Chevrolet Equinox era ser um carro com visual simples e conservador. Mas isso já não se aplica a essa nova geração, com grade retangular e faróis separados em duas peças. Mesmo a versão LT, que preserva os cromados, tem elementos no para-choque que evocam o caráter aventureiro do SUV.
Há mais curvas e vincos na carroceria, enquanto os para-lamas ficaram mais volumosos e a coluna C não encontra o teto: há um prolongamento da janela espia traseira para dar a impressão de teto flutuante.
A traseira é onde os engenheiros da Chevrolet foram mais conservadores, mas não foge ao estilo dos outros SUVs da Chevrolet vendidos nos EUA. As lanternas são separadas e avançam até a lateral do SUV. Por sinal, o para-choque traseiro sempre tem a parte inferior com plástico sem pintura.
O visual geral do carro varia bastante de acordo com a versão. O Equinox LT, de entrada, tem rodas de 17 polegadas e grade com detalhes cromados horizontais. A versão RS, com proposta esportiva, ganha inéditas rodas de 20 polegadas, para-choque e grade exclusivos.
No entanto, a maior novidade para 2025 fica por conta do Chevrolet Equinox Activ, com proposta aventureira evocada pelas rodas aro 17 com pneus de uso misto, além de detalhes em preto brilhante e teto branco contrastante como opcional. O para-choque frontal ainda tem peça simulando skid plate.
As dimensões do Chevrolet Equinox 2025 são praticamente as mesmas. O SUV médio tem 4,6 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,6 m de altura e um entre eixos de 2,7 m. Apenas ficou 5,1 cm mais largo, de resto as dimensões seguem as mesmas do modelo anterior, baseado na plataforma do Cruze.
Interior elegante e totalmente novo
Em comunhão com as mudanças do exterior, a cabine também foi totalmente revisada e traz tantas melhorarias como fora. O novo painel destaca o quadro de instrumentos digital de 11 polegadas e uma central de infoentretenimento de 11,3 polegadas com Google integrado. Mas o volante de três raios também é novo.
A nova disposição das telas forçou o painel a abandonar as saídas de ar centrais verticais, enquanto as laterais são redondas, no estilo turbina. Há botões físicos e seletores de temperatura independentes para as duas zonas do ar-condicionado e a faixa central do painel tem material macio.
O novo console central tem seletor giratório para os modos de condução (nas versões RS e Activ) , carregador sem fio e porta-objetos extras, além de grandes porta-copos.
Motor atualizado
Debaixo do capô, está o motor de quatro cilindros 1.5 atualizado, que passou dos 172 cv para 175 cv e 28 kgfm. Os softwares e as calibrações do motor foram atualizadas para melhorar a eficiência na queima de combustível, de acordo com a Chevrolet.
O antigo câmbio automático de seis marchas foi substituído. Agora, as variantes de tração dianteira têm um câmbio CVT inédito, enquanto as versões de tração integral terão um câmbio automático de oito velocidades. A Chevrolet ainda não falou nada sobre números de desempenho e autonomia, mas afirmaram que o carro será mais eficiente em todos os aspectos.
Diversos sistemas de assistência ao motorista estão inclusos no carro, são eles: piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e mitigação de colisões em cruzamentos. A eles se juntam o alerta de saída de faixa, alerta de pontos cegos, assistente de estacionamento traseiro e alerta de tráfego traseiro com frenagem.
Quando será o lançamento do Equinox 2025?
Assim como o atual Chevrolet Equinox vendido no Brasil, a nova geração também será fabricada no México. Seu lançamento nos Estados Unidos acontecerá ainda em 2024, mas ainda não há data específica.
Valores também não foram informados pela marca, mas espera-se um aumento por conta de toda a sua atualização. A imprensa estadunidense estima um preço inicial ao redor dos US$ 30.000 (cerca de R$ 150.000). No Brasil, seu preço atual começa nos R$ 218.870 e ainda não há previsão para o lançamento da nova geração por aqui.