Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Cobalt reestilizado pode ser relançado após 5 anos fora de linha

Ainda um dos carros mais vendidos do Uzbequistão, o Chevrolet Cobalt poderá receber, em 2024, o visual que surgiu no Brasil em 2016

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 abr 2023, 12h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apesar do lançamento do Chevrolet Onix Plus com produção local, o Chevrolet Cobalt segue em produção no Uzbequistão. Vai muito bem nas vendas, inclusive: com 64.427 unidades emplacadas em 2022, só ficou atrás dos Chevrolet Lacetti (78.440) e Damas (73.846).

    Mais de 90% dos carros vendidos por lá são Chevrolet. O Uzbequistão é o terceiro maior mercado global da Chevrolet, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil.

    Chevrolet Cobalt 2024 Uzbequistão
    O velho e o “novo” Cobalt reunidos no Uzbequistão (Gazeta.Uz/Reprodução)

    Desde o final de 2022 a empresa estuda a produção local da versão reestilizada do Cobalt, lançada no Brasil em 2016 e fora de linha desde 2019. Chegaram, inclusive, a importar um Chevrolet Cobalt brasileiro para testes.

    Chevrolet Cobalt 2024 Uzbequistão
    (Gazeta.Uz/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Como a UzAuto divulgou plano de IPO (oferta pública inicial) de suas ações no mercado local, também divulgou o cronograma de atualização de sua atual gama de produtos (que também inclui o Tracker, o Equinox e até o Traverse). A previsão é que o velho novo Cobalt seja relançado por lá em 2024, quando completará 5 anos fora de linha no Brasil. 

    Chevrolet Cobalt 2024 Uzbequistão
    (Gazeta.Uz/Reprodução)

    Lançado no Brasil em 2011, o Cobalt teve sua produção no Uzbequistão iniciada em 2012 e não tem grandes mudanças desde então. Na verdade, mudou de emblema em 2020 quando a GM Uzbequistan foi comprada pelo governo e transformada em UzAuto Motors. Foi quando abandonou a marca Ravon e se tornou Chevrolet. 

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Cobalt 2024 Uzbequistão
    (Divulgação/Chevrolet)

    O motor, diga-se, sempre foi diferente. Em vez dos 1.4 e 1.8 que usava no Brasil, o Cobalt uzbeque usa um 1.5 16V a gasolina de 107 cv e 13,7 kgfm, com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Os preços começam em 124.295.000 somes uzbeques, o equivalente a R$ 55.300. E tem fila de espera, assim como o Onix Plus.

    Chevrolet Cobalt 2024 Uzbequistão
    (Divulgação/Chevrolet)
    Continua após a publicidade

    A UzAuto chegou a anunciar o início das exportações do Cobalt para a Rússia em 2021, mas teria interrompido a operação em 2022 após sanções externas. A empresa produz localmente peças de estamparia, componentes plásticos e motores, mas costuma importar da Coreia do Sul componentes mais sofisticados para seus carros.

    Chevrolet Cobalt 2024 Uzbequistão
    (Divulgação/Chevrolet)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.