Chery trará marca Jetour ao Brasil e já inicia contratações no país
Especializada em SUVs, chinesa anuncia vagas no LinkedIn com operação própria, separada da Caoa e Omoda & Jaecoo

Mesmo com a estreia recente da Omoda & Jaecoo no Brasil, a Chery ainda quer mais uma fatia do mercado nacional sem o envolvimento do Grupo Caoa. Um anúncio ne vagas de emprego no LinkedIn confirma que a marca Jetour está à caminho do país, começando a estruturar sua operação própria em São Paulo.
A publicação no LinkedIn não revela muito sobre a estratégia da Jetour. A marca chinesa procura profissionais de Finanças; Logística; Rede de Distribuição; Recursos Humanos; Marca e Novas Mídias; e Marketing e Produto. Anteriormente, uma vaga de diretor havia aparecido na rede social.
Todavia, o post dá uma indicação de como a operação será totalmente separada, indicando que terá uma sede em São Paulo, no bairro da Vila Olímpia. A Omoda & Jaecoo está sediada na Chácara Santo Antônio, enquanto o Grupo Caoa tem um escritório no Ibirapuera. Historicamente, a Caoa sempre abrigou os executivos da Chery em seus espaços em São Paulo, ou nas duas fábricas da empresa, em Anápolis (GO) e Jacareí (SP).
Enquanto isso, a Jetour já testa carros no Brasil, com flagras dos utilitários T1 e T2 rodando sem camuflagem, como mostra o perfil @placaverde no Instagram. A marca se diferencia por oferecer somente SUVs, principalmente com uma vocação mais off-road, da mesma forma que a GWM faz com a submarca Tank ou a BYD com a Fangchengbao (que virá ao Brasil sob a Denza).

Os Jetour T1 e T2 são parentes, apesar da diferença no design. Ambos compartilham plataforma com o Caoa Chery Tiggo 7 e o Jaecoo 7, permitindo que tenham versões híbridas plug-in além dos motores a combustão puros.

O Jetour T1 mede 4,70 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,84 metros de altura e possui entre-eixos de 2,81 metros. Ele pode ser equipado com um motor 1.5 turbo de 170 cv e 27,8 kgfm, ou com um motor 2.0 turbo de 245 cv e 38 kgfm, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas ou automático de oito marchas no caso do 2.0, que conta com tração 4×4. Há ainda uma versão híbrida plug-in, que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv com um motor elétrico dianteiro de 204 cv, alimentado por uma bateria de 26,7 kWh.

O Jetour T2, também conhecido como Jetour Traveller, tem design que remete ao Land Rover Defender, incluindo o estepe montado na tampa do porta-malas. Apesar do estilo robusto, suas dimensões não são muito maiores que as do T1: mede 4,78 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,88 metro de altura e tem entre-eixos de 2,80 metros.

As configurações mais alinhadas com a proposta off-road do T2 incluem um motor 2.0 turbo de 254 cv e 40 kgfm, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4×4, além de uma opção híbrida plug-in que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv com três motores elétricos, totalizando 462 cv e 71 kgfm de torque. Essa versão é alimentada por uma bateria de 43,2 kWh. Há ainda variantes com motores 1.5 e 2.0 turbo, mas com tração apenas dianteira.
Além da Jetour, a Chery está ensaiando a chegada de uma terceira marca por conta própria, a Soueast – ou quase isso. Esta marca era uma joint venture da Mitsubishi com dois grupos chineses, a China Motor Corporation e a Fujian Motor Industry Group, e que produzia não só os carros da Mitsubishi para o país como também versões próprias baseadas nos modelos da japonesa. Foi comprada pela Chery em 2024 e hoje vende alguns modelos da Jetour com um design mais urbano.

Quem está em fase de testes no Brasil, segundo o site Autos Segredos, é o Soueast S06. Trata-se de um SUV médio com cinco lugares, que mede 4,61 metros de comprimento, 2,72 metros de entre-eixos (mesma medida do Tiggo 8 Pro), 1,91 metro de largura e 1,69 metro de altura. O modelo é equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina, que nos veículos da Chery entrega 187 cv, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.
Atualmente, a Soueast ainda não oferece versões híbridas, o que será um diferencial importante em relação aos modelos da Omoda e da Jaecoo, que são sempre híbridos ou elétricos. O que pode acontecer é os carros da Soueast serem vendidos no Brasil pela Jetour.