Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Chery pode comprar fábrica da VW para produzir carros na Alemanha

Expansão da Chery para o mercado europeu contempla ter pelo menos quatro marcas atuando até 2026

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 abr 2025, 11h38
Lepas L4
Lepas L4 seria equivalente aos Omoda 5 e Chery Tiggo 5x (Chery/Divulgação)
Continua após publicidade

Quarta maior fabricante de carros da China, a Chery estaria com negociações avançadas para assumir uma das fábricas da Volkswagen na Alemanha. As informações são da Automotive News Europe, que apurou junto a fontes familiares ao assunto que a motivação é garantir a expansão das marcas do Grupo Chery na Europa mesmo com tarifas para importações de carros chineses.

A Chery estaria disposta a assumir alguma das fabricas da Volkswagen que estão sendo desativadas na Alemanha, como Dresden e Osnabrück. Caso tenha sucesso na negociação, a Chery passaria a ter duas fábricas na Europa. A primeira, em Barcelona, na Espanha, foi comprada da Nissan para montar carros da Omoda & Jaecoo e da Ebro, marca local usada para vender SUVs Tiggo.

Compartilhe essa matéria via:

Além da Omoda & Jaecoo, a Chery está presente em alguns mercados da Europa com a marca Exlantix, dedicada a carros mais sofisticados. A Chery também anunciou neste mês a criação da nova marca Lepas, dedicada ao mercado global (assim como a Omoda e a Jaecoo) com SUVs médios e compactos baseados na linha Tiggo, e que chegará à Europa em 2026.

Lepas L6
Lepas L6 tem porte de Tiggo 7 Pro (Chery/Divulgação)
Continua após a publicidade

A Chery confirmou as negociações avançadas para fabricar carros na Alemanha, mas não confirmou que seja com a Volkswagen. Vice-presidente da Chery Internacional, Charlie Zhang disse à Automotive News Europe que a decisão final será tomada assim que todos os problemas forem resolvidos e que “Temos que estudar as possibilidades em todos os aspectos, porque a situação na Alemanha é muito complexa”. A empresa ainda estaria avaliando questões sobre requisitos legais, sindicatos locais, cadeira de fornecedores e custos.

A Chery vive uma situação semelhante no Brasil, onde ainda mantém a esperança de ter carros da Omoda & Jaecoo montados localmente ainda em 2025, mesmo sem ter divulgado onde montará seus carros.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.