Chery pode comprar fábrica da VW para produzir carros na Alemanha
Expansão da Chery para o mercado europeu contempla ter pelo menos quatro marcas atuando até 2026

Quarta maior fabricante de carros da China, a Chery estaria com negociações avançadas para assumir uma das fábricas da Volkswagen na Alemanha. As informações são da Automotive News Europe, que apurou junto a fontes familiares ao assunto que a motivação é garantir a expansão das marcas do Grupo Chery na Europa mesmo com tarifas para importações de carros chineses.
A Chery estaria disposta a assumir alguma das fabricas da Volkswagen que estão sendo desativadas na Alemanha, como Dresden e Osnabrück. Caso tenha sucesso na negociação, a Chery passaria a ter duas fábricas na Europa. A primeira, em Barcelona, na Espanha, foi comprada da Nissan para montar carros da Omoda & Jaecoo e da Ebro, marca local usada para vender SUVs Tiggo.
Além da Omoda & Jaecoo, a Chery está presente em alguns mercados da Europa com a marca Exlantix, dedicada a carros mais sofisticados. A Chery também anunciou neste mês a criação da nova marca Lepas, dedicada ao mercado global (assim como a Omoda e a Jaecoo) com SUVs médios e compactos baseados na linha Tiggo, e que chegará à Europa em 2026.

A Chery confirmou as negociações avançadas para fabricar carros na Alemanha, mas não confirmou que seja com a Volkswagen. Vice-presidente da Chery Internacional, Charlie Zhang disse à Automotive News Europe que a decisão final será tomada assim que todos os problemas forem resolvidos e que “Temos que estudar as possibilidades em todos os aspectos, porque a situação na Alemanha é muito complexa”. A empresa ainda estaria avaliando questões sobre requisitos legais, sindicatos locais, cadeira de fornecedores e custos.
A Chery vive uma situação semelhante no Brasil, onde ainda mantém a esperança de ter carros da Omoda & Jaecoo montados localmente ainda em 2025, mesmo sem ter divulgado onde montará seus carros.