Changan Nevo E07 é SUV ‘Transformer’ chinês que pode virar até picape
Mais novo SUV da Changan Nevo estreou está semana na China como grande rival do Tesla Cybertruck, combinando visual de um SUV com a capacidade de uma picape
O Changan Nevo E07 estreou hoje no mercado chinês. O SUV está disponível em dois tipos de motorização: elétrica e híbrido com extensor de autonomia. No entanto, o grande destaque do modelo é sua capacidade em se transformar em uma picape. Isso mesmo, algo como o Tesla Cybertruck.
A Changan Nevo é uma marca nova na China, que concentra a produção de carros híbridos plug-in e elétricos no país. Grande parte de sua linha é feita por variantes eletrificadas de carros da grande montadora chinesa Changan.
Voltando para o novo E07, olhando de forma leiga, você vê apenas um SUV chinês padrão com uma traseira mais alargada e caimento cupê. Porém, ao ir à traseira, é possível observar uma tampa no porta-malas, que se abre como o de uma caminhonete tradicional. Além disso, o vidro traseiro sobe junto ao teto solar e se descobre uma grande capota, capaz de levar até 300 kg. O que não é muito, mas é um diferencial.
Fora isso, ele é apenas um SUV de porte médio comum. O visual é um tanto quanto diferente, mas se alinha muito ao que já conhecemos de mercado chinês. Os faróis dianteiros são interligados e não há grade aparente, apenas entradas de ar na parte inferior do para-choque.
A lateral se destaca pelos grandes arcos de roda, além de suas grandes rodas com desenho de três raios. Já a traseira mantém o padrão frontal com as lanternas interligadas, que se dividem quando a capota é aberta.
A cabine não impressiona e difere um pouco do visual chamativo que normalmente está impresso em carros chineses. Há um painel limpo, sem quadro de instrumentos, substituído por um head-up display de 28,86”, e a central multimídia fica por conta de uma grande tela de 15,4”. O acabamento é totalmente em preto e o volante é multifuncional de apenas três raios.
As dimensões do modelo também impressionam, já que o E07 é um carro muito grande. São 5,04 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,64 m de altura e uma distância entre-eixos enorme, com 3,12 m.
Como já dito, o Changan Nevo E07 está sendo oferecido em dois tipos de motorização. A versão com extensor de autonomia utiliza um motor elétrico no eixo traseiro de 310 cv que trabalha em conjunto com um motor 1.5 aspirado de 141 cv. Há ainda outra variante com tração integral que adiciona mais um motor elétrico no eixo traseiro com 176 cv. A bateria deste sistema possui 39,05 kWh de capacidade, disponibilizando uma autonomia de 185 a 200 km no ciclo CLTC. Não há informação sobre a potência e autonomia combinada do sistema.
Já a variante elétrica também está disponível com duas potências diferentes. A mais básica utiliza apenas um motor elétrico montado no eixo traseiro com 338 cv. O modelo mais potente e de tração integral traz dois motores e 590 cv combinados. O desempenho é impressionante, podendo ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A bateria pode ter 70 kWh ou 90 kWh, com alcance de 551 km e 701 km, respectivamente, no ciclo chinês CLTC.
O SUV já está disponível no mercado chinês por um preço bem acessível. Na versão de entrada, o modelo parte dos R$ 167.000 na conversão direta. Já a versão mais cara está disponível por R$ 255.000.