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CH-R roda em testes no Brasil, mas não pela Toyota

SUV foi flagrado por nossos leitores circulando sem camuflagem e com placas da Alemanha

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 25 set 2018, 10h34 - Publicado em 25 set 2018, 09h50
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  • SUV híbrido usa a mesma plataforma modular no Prius (Gabriel Togeiro/Quatro Rodas)

    Nas últimas semanas uma série de flagras feitos por leitores da QUATRO RODAS de um misterioso Toyota CH-R circulando por São Paulo chamou a nossa atenção.

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    O modelo que roda no Brasil não possui nenhuma camuflagem e está usando placas europeias – algo que, apesar de incomum, é permitido para veículos em teste.

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    As fotos foram feitas pelos leitores Gabriel Togeiro e Alexandre nas zonas sul e oeste da capital paulista.

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    Um adesivo em alemão avisa que o carro possui dispositivos de gravação de seus arredores. (Gabriel Togeiro/Quatro Rodas)

    A unidade é da versão híbrida, que no mercado alemão usa o mesmo trem de força do Prius. O motor 1.8 associado a outro elétrico gera uma potência combinada de 122 cv.

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    O primeiro palpite seriam testes que a Toyota poderia fazer com o SUV, que concorreria com Hyundai Creta e Honda HR-V no Brasil.

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    O logotipo frontal deslocado indica que um sensor extra foi posicionado atrás dele (Gabriel Togeiro/Quatro Rodas)

    Entramos em contato com a fabricante, que negou qualquer responsabilidade com o veículo em questão. Segundo a Toyota, os CH-R que ela avalia no país usam placas verdes (e têm uma camuflagem leve).

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    Big Brother alemão

    As pistas da origem estão nos adesivos (em sua maioria em alemão) colados na carroceria do CH-R.

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    A lei autoriza que veículos trafeguem com placas de outros países, mas exige uma documentação específica para isso. (Gabriel Togeiro/Quatro Rodas)

    Eles são de empresas de tecnologia, sendo que uma delas, a ADC Automotive Distance Control Systems, trabalha especificamente com sistemas de assistência à condução.

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    A ADC faz parte do grupo Continental e desenvolve itens essenciais para carros autônomos, como sensores e câmeras embutidos no veículo.

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    Por conta disso, os veículos que testam os equipamentos da empresa (caso do CH-R) possuem um aviso alertando que o automóvel está filmando seus arredores.

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    O visual incomum e a placa da Alemanha chamaram a atenção de nossos leitores (Alexandre/Quatro Rodas)

    Também há um site onde é possível questionar se você foi filmado pelo veículo e pedir eventuais retiradas de gravações.

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    QUATRO RODAS entrou em contato com a ADC, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

    É possível que as empresas estejam apenas coletando dados para a maturação dos sistemas de condução semi-autônoma.

    Esses sistemas são mais eficientes em locais com boa sinalização (horizontal e vertical) e com um trânsito minimamente civilizado – duas coisas que não são exatamente comuns no Brasil.

    Por conta disso, testes aqui podem ajudar na evolução do sistema, que já é adotado em diferentes níveis por marcas como Audi, Mercedes e Tesla.

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