CEO da VW faz discurso duro e quer economizar R$ 56 bilhões em 3 anos
Thomas Shäfer fez reunião incisiva com gestores e orientou negociações rígidas em todas as áreas da empresa
“O telhado está em chamas”, disse o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em uma reunião com cerca de 2.000 gestores da empresa. Este é um alerta para a situação financeira da companhia. O executivo acredita que a montadora está desperdiçando dinheiro em diversas áreas e pretende economizar 11,2 bilhões de dólares nos próximos três anos. O montante representa algo em torno de R$ 53,6 bilhões.
Membros da Volks que participaram da reunião disseram ao site britânico Autocar que os próximos meses serão muito difíceis e que a ordem é de “buscar pequenas vitórias sempre que possível”.
A Volkswagen é uma das montadoras que mais vendem no mundo e tem como foco ser líder no segmento de elétricos. Para tanto, a marca está construindo uma fábrica nos Estados Unidos para produzir SUVs e picapes sob a marca Scout. Ainda na América do Norte, uma planta será desenvolvida no Canadá, com foco na produção de baterias.
No momento, a Volks ainda não está no mesmo patamar de vendas de Tesla e BYD. A marca norte-americana lidera o mercado de elétricos, enquanto a chinesa é soberana quando considerados veículos híbridos.
Ainda de acordo com fontes da Autocar, o chefão da montadora alemã teria dito que as estruturas e processos da empresa ainda são muito complexos, lentos e inflexíveis. Schäfer conclamou ainda que é preciso “espírito de equipe mais do que nunca”.
Os próximos lançamentos previstos no segmento de elétricos em escala global são o ID.Buzz, a Kombi elétrica, além do ID.7. Mas o modelo que mais deve dar escala à companhia é o compacto que será baseado no ID.2all.