Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

CEO da Polestar ataca Ford Capri por semelhança entre SUVs cupês

CEO da Polestar postou uma 'alfinetada' em seu Instagram sobre o novo rival; internet também repara na semelhança do Capri com o novo Basalt

Por João Vitor Ferreira
11 jul 2024, 21h00
Vista lateral do Ford Capri (acima) comparada à do Polestar 2 gerou incômodo nos suecos
Vista lateral do Ford Capri (acima) comparada à do Polestar 2 gerou incômodo nos suecos (Arte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Ford anunciou, nessa semana, o novo Capri, que ressuscitou o nome de um antigo clássico europeu da marca. A diferença é que, agora, o carro se transformou num elétrico e adotou a carroceria do tipo SUV cupê, tal como o Polestar 2, e o Citroën Basalt, e o Fiat Fastback, e vários outros. Azar da norte-americana, que acabou sentindo o “carinho” das redes sociais.

Como sempre, houve “cornetagem” de diversos internautas apontando a semelhança entre o Capri e algum rival ou mesmo acusando a Ford de plágio. Mas, sem dúvidas, é impressionante que o próprio CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, também tenha demonstrado sua indignação dada a semelhança com o seu Polestar 2.

Postagem CEO Polestar
CEO da Polestar se irritou com a semelhança do Capri (Reprodução/Instagram)

Através de um story do Instagram, o executivo postou uma imagem do Capri com uma legenda um tanto sarcástica: “Eu sabia sobre da fabricação norte-americana do PS3 [Polestar 3]. Isso foi uma surpresa”. No caso, foi uma brincadeira que trocou o verdadeiro Polestar 3 por um hipotético, que seria o novo Ford.

Polestar 2 tem carroceria incomum entre os novos carros elétricos
Polestar 2 pode chegar ao Brasil no ano que vem (Divulgação/Polestar)
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Porém, há também quem notou que ele se parece com outro carro: o Citöen Basalt, que chegará em breve ao mercado. A percepção veio, claro, dos leitores brasileiros, que lembraram até dos tons de amarelo que serão as pinturas de lançamento dos carros.

Ford Capri SUV
Ford Capri (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Nesse caso, a semelhança é menor na questão de faróis e outros detalhes: os dois medem na casa dos 1,60 m (1,63 para o Capri e 1,67 para o Basalt). Já a largura do Citroën é de 1,80 m, enquanto o Ford tem 1,87 m. A disparidade fica no comprimento, com o Capri (4,63 m) sendo quase 30 cm maior que o Basalt (4,32 m).

Não há qualquer evidência de algum plágio, mas as semelhanças mostram o trabalho das montadoras para seguir um desejo comum que percebem nos clientes; com alvo compartilhado, não é surpresa que o resultado final seja tão parecido.

SUVCoupeCitronBasaltVision3
Citroën Basalt (Divulgação/Citroën)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.