Caterham Seven 170 tem motor de moto, 440 kg e desempenho de Golf GTI
O motor de 660 cm³ e peso próximo aos 440 kg proporcionam ao Seven 170 desempenho de esportivo, mesmo com apenas 84 cv
O icônico Caterham Seven ficou famoso por conservar o conceito de esportivo compacto e muito leve o Lotus Seven. Esta nova versão, batizada de Seven 170, honra esse legado tão bem que é a mais leve da história.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A inspiração veio do lema “simplificar e adicionar leveza”, que guia os projetos desde que o Seven era feito pela Lotus, e também dos japoneses: Caterham foi comprada pela japonesa VT Holdings, que transformou o esportivo em um kei car. Essa é a designação de uma classe de carros vendida no Japão que segue regras de dimensões e tamanho de motor para ter vantagens tributárias.
Isso significa que o Seven 170 precisou ficar 105 mm mais estreito do que qualquer outro modelo da família, tendo um total de 1,47 cm de largura. Outra restrição é o motor limitado a 660 cm³, o que foi resolvido por um motor turbo Suzuki de três cilindros, que produz 84 cv e 11,83 kgfm. São números pouco melhores que os de um 1.0 aspirado, mas a mágica toda está no peso.
O roadster tem apenas 440 kg, o que garante relação de potência/peso de 170 cv por tonelada.
O resultado é um esportivo leve, capaz de chegar aos 169 km/h de máxima e de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. É tempo de Golf GTI.
O Seven 170 está disponível em duas versões. A já conhecida variante S traz suspensão para a estrada, bancos de couro preto, rodas de liga leve Silver Juno de 14” , para-brisa completo e volante Momo.
Já a estreante versão R tem suspensão esportiva, assentos compostos, um cinto de segurança de quatro pontos, diferencial de deslizamento limitado, painel de fibra de carbono e rodas de liga leve 14” Black Juno com bordas polidas e pneus Avon ZT7. Ambas as versões têm câmbio manual de 5 marchas.
O Seven 170 será oferecido pelo preço de £ 22.990, ou R$ 167.827 em conversão direta, para a versão em kit. Já a versão montada de fábrica terá um acréscimo não divulgado pela Caterham.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital