Carros usados por presidentes do G20 no Brasil têm até geladeira de sangue
Diversos chefes de estado trouxeram seus próprios veículos blindados ao Brasil e alguns deles são bastante especiais
O fórum do G20, que reuniu as 19 maiores economias do mundo e a União Africana, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e surpreendeu os cariocas, curiosos sobre os carros que foram utilizados pelas comitivas de cada presidente. Não é para menos, pois muitos deles são modelos que ninguém pode comprar.
Cada presidente usou um modelo diferente e a diferença entre eles pode ser enorme, não só no valor do veículo como no quanto ele é preparado para enfrentar uma possível situação perigosa. Há desde carros de marcas bem comuns a nomes que são desconhecidos pelos brasileiros, que vieram ao país somente para o evento. Alguns deles foram fotografados pelo perfil @exoticsbrazil no Instagram.
Estados Unidos – The Beast
O grande destaque, sem dúvidas, é o veículo usado pelo presidente norte-americano Joe Biden. O Cadillac feito sob medida é conhecido oficialmente como Cadillac One, mas tem um apelido bem adequado: “The Beast” (“A Besta” em inglês). Foi criado em 2001 pela General Motors especialmente para o uso do então presidente George W. Bush, para compensar o fato de que a marca não tinha mais nenhum modelo em sua linha que pudesse ser adaptado.
O carro foi atualizado duas vezes desde que foi criado e a versão atual é construída com a plataforma do caminhão Chevrolet Kodiak, mas com design baseado no XT6 e com alguns elementos de outros modelos; os faróis são do Escalade e a grade, do conceito Escala. O motor é uma das informações confidenciais sobre o carro e especula-se que tenha um V8 4.4 turbodiesel ou um V8 8.1 a gasolina.
O que torna o The Beast um carro único é o seu nível de proteção. Sua blindagem utiliza alumínio, cerâmica e aço, fazendo com que a carroceria seja 200 mm mais grossa, enquanto os vidros tem 130 mm de espessura. É hermeticamente selado para proteger os ocupantes de ataques a gás e cada porta, supostamente, pesa o mesmo que a de um Boeing 757.
Todos os seus pontos são protegidos de alguma forma. O tanque de combustível é revestido com uma espuma que protege contra incêndios em caso de vazamento após um impacto. Seus pneus são run-flat, permitindo que continue a ser guiado mesmo após serem furados. Também consegue emitir uma nuvem de fumaça e jogar óleo na pista durante uma perseguição.
Dentro do veículo estão armas como espingardas, granadas de gás e explosivos, e óculos de visão noturna. Até as maçanetas têm uma proteção, capaz de dar um choque elétrico de 120V. Se mesmo assim o presidente for ferido, o carro possui bolsas de sangue para uma transfusão de emergência.
China – Hongqi N710
O presidente chinês Xi Jinping tem seu próprio carro presidencial. Não é tão extremo quanto o The Beast dos EUA, mas não é menos exclusivo. A Hongqi (“Bandeira vermelha”, em chinês) é uma marca de veículos de luxo da FAW, uma das quatro grandes fabricantes da China e é a mais antiga do país. Quando foi criada, fazia veículos somente para oficiais do governo. Hoje, ela produz automóveis para uso geral, sem deixar de lado a missão de fornecer o veículo oficial do presidente.
Apresentado em 2022, o N701 é o carro que veio ao Brasil para transportar Xi Jinping no Rio de Janeiro. Claro que o governo chinês não revela quase nenhuma informação sobre o veículo para evitar que descubram seus pontos fracos.
Especula-se que sua blindagem seja resistente o suficiente para suportar o impacto de bombas pequenas, além de tiros de fuzil. Também possui um sistema de proteção contra gases, selando o veículo e usando uma reserva de oxigênio.
É um carro enorme, medindo cerca de 5,55 metros de comprimento. Para comparar, um Mercedes-Maybach S600 tem 5,2 m. O motor, supostamente, seria um V12 6.0 de 414 cv, mas há quem diga que pode ser um V8 4.0 biturbo de 387 cv como o que equipa a limosine L5.
Reino Unido – Range Rover Sentinel
A Grã-Bretanha veio ao Brasil com um carro que não é o que utiliza normalmente na Inglaterra. Até 2022, o primeiro ministro só poderia utilizar veículos britânicos, só que esta regra foi alterada e, atualmente, o automóvel oficial é um Audi A8L. Ainda assim, o modelo anterior ainda é utilizado em algumas situações, como foi o caso da reunião do G20.
Kier Starmer, atual primeiro ministro do Reino Unido, deslocou-se dentro de um Range Rover Sentinel, uma versão especial do SUV britânico desenvolvida pela própria Land Rover para ser “uma fortaleza sobre rodas”. Foi apresentado em 2019, baseado na geração L405 do utilitário, que saiu de linha em 2022.
A Land Rover divulgou mais informações do que o normal. Por exemplo, sabemos que tem o motor V8 5.0 supercharged de 380 cv e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Contiua a ter o sistema de tração 4×4 da marca.
Para proteger o primeiro ministro, recebeu uma blindagem forte o suficiente para aguentar tiros com munição 7,62×51 mm usada em fuzis. Recebeu uma placa de aço de 13 mm sob o assoalho para proteger de minas terrestres, as cabines foram revestidas de titânio e kevlar e o vidro usa uma proteção de policarbonato.
Como é comum em carros com a missão de proteger presidentes, possui um sistema de ar com um suprimento próprio de oxigênio, evitando ataques biológicos ou químicos. A fabricante diz que é capaz de suportar uma exploção causada por 15 kg de dinamite.
Indonésia – Mercedes-Maybach S 580
A Indonésia usa carros da Mercedes-Benz há 54 anos e isto não mudou nem mesmo no Brasil. Prabowo Subianto, atual presidente do país, trocou o Classe S S600 Guard por algo bem mais luxuoso, adotando um Mercedes-Maybach S580. Não há informações sobre o tipo de blindagem e o Classe S S600 Guard nos dá uma ideia do nível de proteção, por ter uma blindagem de classificação VPAM VR10, que suporta tiros com munição 7,62x54mmR. Seu motor é um V8 4.0 biturbo de 510 cv.
Turquia – Mercedes-Maybach S600 Pullman Guard
Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia desde 2014, é outro que gosta de um bom Mercedes-Benz. Seu carro oficial é um Mercedes-Maybach S600 Pullman Guard, modelo da geração passada do sedã e que foi lançada em 2016. A fabricante não poupou esforços e aplicou uma proteção que consegue resistir a 33 kg de dinamite, sem que a carroceria seja perfurada. Pesa 5,1 toneladas e as portas são tão pesadas que utilizam motores elétricos para abrir ou fechá-las. É equipado com um V12 6.0 biturbo de 530 cv.
França – Jeep Commander
O presidente da França, Emmanuel Macron, não se preocupou muito em trazer seu próprio carro e acabou utilizando um Jeep Commander blindado. Parece uma escolha estranha, mas ela faz todo sentido. O governo francês possui 6,1% das ações da fabricante, herança da sua participação da Peugeot-Citroën. E, sem um carro de grande porte das marcas francesas, a empresa deve ter oferecido o Jeep. Mas também pode ter sido alugado.
É exatamente o carro produzido em Goiana (PE), oferecido nas versões com motor 1.3 turbo a gasolina de 185 cv, 2.0 turbodiesel de 170 cv, e a nova versão com o 2.0 turbo a gasolina de 272 cv. Os preços ficam entre R$ 221.990 e R$ 327.590.
México – Volkswagen Taos
Produzido também no México, o Volkswagen Taos virou a opção de Claudia Sheinbaun, presidente do país. É outro modelo que é uma surpresa, considerando que a frota presidencial mexicana normalmente utiliza diversas unidades blindadas do Chevrolet Suburban.
Argentina – Toyota Corolla
O carro mais barato da lista é o Toyota Corolla da comitiva de Javier Milei, atual presidente da Argentina. O sedã japonês foi adotado pelo presidente anterior, Alberto Fernández, que substituiu o Audi A6 de Cristina Kirchner. Porém, Milei não trouxe seu carro da Argentina, utilizando unidades disponibilizadas pelo governo brasileiro, que foram cedidas também para outros dignitários, assim como algumas unidades do Corolla Cross.