Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Caoa vence Hyundai na justiça e poderá trazer novos modelos ao Brasil

Fabricante sul-coreana tentou impedir renovação automática de contrato de representação, mas perdeu em corte arbitrária internacional

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jul 2021, 12h49 - Publicado em 23 jul 2021, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • tucson
    Hyundai Tucson já tem nova geração lá fora, enquanto o modelo fabricado no Brasil nem sequer foi reestilizado (Divulgação/Hyundai)

    Demorou, mas a novela parece ter chegado ao fim. Caoa e Hyundai brigavam na justiça pelo direito de produzir os carros da marca coreana no Brasil desde 2017. A questão chegou à corte arbitral da Câmara de Comércio Internacional, em Frankfurt, Alemanha, que teve decisão favorável à Caoa e não cabe recurso. 

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    O contrato previa uma renovação automática por mais 10, mas a Hyundai ofereceu uma opção de renovação por dois. Liminares vinham garantindo as operações da Hyundai Caoa nos últimos anos.

    elantra
    Nova geração do Hyundai Elantra (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    Agora a Caoa está livre para investir na importação e produção local de novos carros da Hyundai com alguma segurança por mais alguns anos, enquanto a Hyundai Motor Brasil (controlada pela matriz), segue com a produção nacional de HB20 e Creta.

    A Hyundai ficou em segundo plano dentro da Caoa desde que a Caoa assumiu a frente da operação da Chery no Brasil. Basta ver que a linha de carros de passeio, hoje, é composta pelos defasados iX35 (que pode sair de linha ao final de 2021) e Tucson, que já tem nova geração lá fora e nem sequer passou por reestilização. Ambos são montados no Brasil, enquanto o Azera é o único importado disponível, visto que o estoque do Santa Fe chegou ao fim.

    Nova picape chegará aos EUA no meio do ano, antes de seguir para outros mercados
    Hyundai Santa Cruz é picape monobloco com porte da Fiat Toro (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    A Caoa ainda monta dois caminhões Hyundai em Anápolis (GO): o pequeno HR e o HD80.

    É uma realidade muito diferente daquela que a Hyundai vivenciou a partir do final dos anos 2000, quando a primeira geração do Hyundai Tucson virou moda, ajudou a fazer modelos como Santa Fe, Vera Cruz e Azera serem desejados no Brasil. Mas o grande fenômeno talvez tenha sido o i30, que chegou a ser o hatch médio mais vendido do Brasil quando o segmento ainda era muito relevante. Elantra e Veloster também não podem ser esquecidos.

    hyundai_ioniq_5
    Hyundai Ioniq 5 é crossover elétrico revolucionário da fabricante sul-coreana (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    Hyundai e Caoa têm vínculos desde 1999 e o interesse da empresa sul-coreana seria, justamente, poder explorar o negócio de importação de seus carros sem um intermediário e até chegou a importar alguns carros recentes. Esse plano será adiado por mais alguns anos.

    As novidades poderão incluir a picape Santa Cruz, a nova geração do Tucson e o novo Elantra, formalizando a chegada da nova (e ousada) linguagem de design da marca.

    Procurada, a Caoa disse que ainda não vai se manifestar sobre a decisão da corte arbitral.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Edição de julho

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.