Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Caoa Chery Tiggo 5X Pro 2023 corrige seus defeitos, mas custa R$ 154.990

De olho até no Corolla Cross, novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro estreia câmbio CVT e interior completamente renovado (e melhorado)

Por Eduardo Passos
Atualizado em 17 fev 2022, 21h54 - Publicado em 17 fev 2022, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    Não julgue à primeira vista, pois o novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro está mais diferente do que parece. O SUV que já passou por nosso teste de Longa Duração ganhou um bom facelift, mas com mudanças concentradas no interior e na mecânica. Em preço promocional, o Tiggo 5x Pro chegará em versão única por R$ 154.990 – preço que, de acordo com a marca, não vai durar por muito tempo.

    Publicidade

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Ainda que, por fora, a marca tenha instalado a grade frontal com o mesmo estilo que equipa seus outros SUVs recém-atualizados, o Tiggo 5x Pro se diferencia do antecessor pela nova cabine com estilo que remete aos Tiggo 8 e Tiggo 7 Pro e a transmissão CVT.

    Publicidade
    Novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro
    Novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro (Divulgação/Caoa Chery)

    Câmbio ideal

    Segundo a Caoa Chery, a escolha do câmbio CVT, já presente nos Arrizo 6, foi uma forma de adaptar o motor 1.5 turbo flex do modelo às normas mais recentes de emissões ambientais do Proconve L7.

    Traseira mudou discretamente, mas ângulo de saída foi ampliado
    Traseira mudou discretamente, mas ângulo de saída foi ampliado (Divulgação/Caoa Chery)

    Desse modo, a transmissão de nove marchas simuladas não apenas fez com que o carro se tornasse menos poluente, mas também mais econômico. Ao mesmo tempo, não foi necessário reduzir os números do motor 1.5 turbo (com injeção multiponto) dos atuais 150 cv e 21,4 kgfm. Segundo a Caoa Chery, as normas ambientais também estimularam a companhia a preparar uma versão híbrida do Tiggo 5x Pro, que chegará às lojas ainda neste ano.

    Continua após a publicidade
    Nova grade é comum aos SUVs reestilizados da Caoa Chery
    Nova grade é comum aos SUVs reestilizados da Caoa Chery (Divulgação/Caoa Chery)

    Ponto de atenção em nosso teste, o câmbio CVT parece bem diferente do ajuste feito pela montadora no SUV médio: indo de 0 a 100 km/h em 10,3 s, o Tiggo 5x Pro passa longe de ser um foguete, mas os modos de condução Sport e Eco permitem alternar entre um utilitário mais obediente e um uso racional do trem-de-força em nome da economia.

    Publicidade
    Espaço interno é digno de bons SUVs médios
    Espaço interno é digno de bons SUVs médios (Divulgação/Caoa Chery)

    Maquiagem leve

    Por fora, o novo modelo da sino-brasileira mudou pouco, com alterações concentradas na grade dianteira, com padrão tridimensional que vêm se estendendo aos outros SUVs da marca.

    Saída de ar da segunda fileira é bidirecional
    Saída de ar da segunda fileira é bidirecional (Divulgação/Caoa Chery)

    Investindo pesado para sentar na mesa das marcas tradicionais, a Caoa Chery usa a grade como um elemento de todos os seus facelifts da linha Tiggo, que junto recebem o Pro no fim do nome.

    Publicidade

    Ainda que uma mudança tão profunda quanto à do Tiggo 7 Pro tenha sido descartada por questão de preço, também há alterações nos difusores de ar, escapes duplos decorativos (que ficaram mais discretos) e nos faróis.

    Casa nova

    Se por fora as mudanças foram discretas, alguém que visse só as fotos internas do Tiggo 5x Pro teria dificuldade para adivinhar sua identidade.

    Continua após a publicidade
    Painel do novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro
    Painel do novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro (Divulgação/Caoa Chery)

    Com estreia do quadro de instrumentos digital de 7” e central multimídia de 10,25”, o SUV aproveitou para renovar completamente seu painel. As saídas de ar assimétricas agora estão bem dividas sob a tela e um pad sensível ao toque comanda o ar-condicionado – ainda que sua operação não seja das mais práticas.

    Comandos do ar-condicionado estão em superfície sensível ao toque, acima do seletor de marcha
    Comandos do ar-condicionado estão em superfície sensível ao toque, acima do seletor de marcha (Divulgação/Caoa Chery)

    Vendido em versão única, o SUV intermediário tem bons assentos revestidos de material sintético, com ajustes elétricos (incluindo o lombar) à disposição do motorista.

    Central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple Carplay
    Central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple Carplay (Divulgação/Caoa Chery)

    Entendendo o brasileiro

    Com tantas mudanças além do que se vê, questionamos a Caoa Chery se, do ponto de vista estratégico, isso não tornaria difícil ao consumidor notar a novidade do Tiggo 5x Pro. Segundo seus executivos, porém, o movimento foi bem calculado, de olho não apenas em conquistar novos fregueses mas principalmente em fidelizar os atuais.

    Teto solar é panorâmico mas não pode ser aberto
    Teto solar é panorâmico mas não pode ser aberto (Divulgação/Caoa Chery)

    É por isso que a operação brasileira chegou a peitar a matriz chinesa, exigindo que itens como a suspensão independente e o teto solar panorâmico — que se estende até o fim do banco de trás — fossem mantidos. Pouco valorizados pelo consumidor do país asiático, tais acessórios foram mantidos a base de muito convencimento e confiança construída pela experiência, detalharam os executivos.

    Banco do motorista tem ajuste elétrico com direito a regulagem lombar
    Banco do motorista tem ajuste elétrico com direito a regulagem lombar (Divulgação/Caoa Chery)

    Inédito, o ajuste de profundidade do novo volante também é uma característica local, desejada por donos do modelo pré-atualizacao.

    Continua após a publicidade

    Preço

    Se tratando do modelo mais vendido da marca, os donos de Tiggo 5x foram ouvidos até para que a maioria deles troquem o SUV pela versão mais nova, pensa a Caoa Chery. Mais distante do Tiggo 3x, o novo Tiggo 5x Pro tem concorrentes declarados tão diversos como o novo Jeep Renegade e a versão de entrada do Toyota Corolla Cross.

    Compartilhe essa matéria via:

    Vendido por R$ 154.990, o estreante terá apenas uma versão, até para que não concorra internamente com o Tiggo 7 Pro, com interior equivalente mas novo design e motor 1.6 do Tiggo 8, que receberá o Pro no nome em breve. A marca destaca, porém, que esse é um valor promocional e que, apesar da pronta entrega, será questão de pouco tempo para que o Tiggo 5x Pro esteja mais caro.

    Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022
    Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022 (Divulgação/Caoa Chery)

    Ficha técnica do Caoa Chery Tiggo 5x Pro

    Preço: R$ 154.990 (promocional de lançamento)

    Motor: flex, dianteiro, transversal, turbo, 4 cilindro, 16V, 150/147 cv (etanol/gasolina), 21,4 kgfm

    Câmbio: CVT, 9 velocidade, tração dianteira

    Continua após a publicidade

    Suspensão: independente McPherson (dianteira), multilink (traseira)

    Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)

    Direção: elétrica

    Dimensões: comprimento, 433,8 cm; largura, 183 cm; altura, 164,5 cm; entre-eixos, 263,1 cm; tanque de combustível, 51 litros; porta-malas, 430 litros

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.