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Caminhoneiros americanos não desligam o motor pra dormir (por enquanto!)

Seja em épocas frias ou quentes do ano, motores precisam ficar ligados nas pernoites. Mas dutos nos pontos de parada estão eliminando essa condição

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 set 2021, 23h57 - Publicado em 20 mar 2021, 14h07
Pontos de parada americanos
(reprodução/Internet)

Após anúncios de marcas automotivas que decidiram se eletrificar todos os seus carros, como a Volvo (para 2030) e a General Motors (para 2035), o gasto de 7 milhões de litros de diesel destinado à pernoite dos caminhoneiros americanos por ano parece, no mínimo, fora de propósito.

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Isso ocorre especialmente em países frios pela necessidade de manter o aquecimento da cabine para a pernoite do motorista. Outra razão de manter o caminhão em marcha lenta é para manter o motor aquecido, para evitar partidas difíceis pela manhã. Mas também é necessário em épocas quentes, para manter o ar-condicionado ligado.

Pontos de parada 2

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Empresas espalhadas pelos Estados unidos iniciaram a implantação de sistema de ar condicionado externo, que chega aos veículos por um duto aéreo e é fixado na janela da cabine. É uma tentativa de evitar o despejo de mais dióxido de carbono na atmosfera. 

ponto de parada 3
(Reprodução/Internet)

Como é possível observar pelas fotos, existem alguns pontos de parada equipados com os dutos para que os caminhoneiros possam passar a pernoite aquecidos e sem necessidade de manter os motores ligados.

Além de ar quente e frio, que pode ser definido pelo motorista por um painel interno, o sistema também fornece energia elétrica aos veículos, permitindo utilizar outros equipamentos dentro dos caminhões sem descarregar as baterias do caminhão.

Somente na Carolina do Norte, a Duke Energy estima uma economia de quase 100 mil litros de diesel por ano com o sistema implementado, o que significa uma diminuição média de 500 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

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