Caminhão da Volvo com 2.433 cv cumpre a promessa e bate recorde mundial
Mais rápido do mundo, o The Iron Knight acelerou da imobilidade até os 1.000 metros com velocidade média de 169 km/h. A máxima é de 276 km/h
A Volvo anunciou na semana passada o The Iron Knight, o seu supercaminhão construído especialmente para quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade entre os peso-pesados. Com insanos 2.433 cv de potência, o modelo fez o asfalto tremer numa pista ao norte da Suécia, num trajeto de 500 e 1.000 metros.
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Para alcançar o recorde, o Iron Knight tem montado em posição central-traseira um motor seis cilindros turbodiesel de 13,0 litros que deriva dos caminhões FH, mas que no supercaminhão recebeu modificações como intercooler refrigerado a água, quatro turbocompressores, software reprogramado e eletrônica reduzida ao máximo possível para reduzir o peso do veículo.
Essas novidades foram mais do que suficientes para o modelo gerar 2.433 cv de potência e estratosféricos 611,8 mkgf de torque. No gerenciamento de toda essa força está a transmissão i-Shift de dupla embreagem — reforçada para aguentar o (enorme) torque extra.
Construído do zero (com exceção do motor e transmissão — derivado do FH), o supercaminhão teve uma cabine aerodinâmica desenvolvida pela Volvo, com entradas de ar nas extremidades do para-choque (para arrefecimento do motor e freios) e construída em fibra de vidro. Há também santantônio, suspensão rebaixada e lanternas de led. O peso total do The Iron Knight fica em 4,5 toneladas, mas com uma relação peso/potência digna de superesportivos, com 1,84 kg para cada cavalo.
O resultado de toda essa preparação da Volvo não poderia ser diferente. O modelo se tornou o caminhão mais rápido do mundo ao acelerar de 0 a 1.000 metros em 21,29 segundos, obtendo uma velocidade média de 169 km/h. Ele também foi bem no 0 a 500 metros, com o tempo de 13,71 segundos a uma velocidade média de 131,29 km/h. A máxima atingida na extensa pista foi de 276 km/h.
Quem pilotou o brutamontes nas provas de velocidade foi Boije Ovebrink, piloto também presente no último recorde mundial de aceleração/velocidade para caminhões — também alcançado pela Volvo em 2011. Na ocasião, o recorde era do caminhão híbrido Mean Green, equipado com um motor diesel de 1.825 cv e mais um elétrico de 304 cv. Ele tinha chegado aos 152,2 km/h nos 1.000 metros e a 115,3 km/h nos 500 metros.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), presente no registro do recorde realizado em junho (e só divulgado agora), ainda está fazendo a revisão dos números obtidos pelo Volvo The Iron Knight na pista. Porém, a aprovação do recorde trata-se de mera questão burocrática e deverá ser oficializado pela FIA em breve.