Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volvo quer bater recorde mundial de velocidade com caminhão de 2.433 cv

Equipado com motor de 13,0 litros e quatro turbos, o The Iron Knight deverá "rachar o asfalto" no dia 24 de agosto com seus 611,8 mkgf de torque

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h32 - Publicado em 18 ago 2016, 19h46
Volvo The Iron Knight
Volvo The Iron Knight ()

Recordes de velocidades geralmente são feitos com superesportivos ou com protótipos feitos especificamente para tal façanha. Mas a Volvo quis quebrar essa lógica e construiu um caminhão de 2.433 cv para andar rápido, muito rápido. A marca tentará bater o recorde mundial de velocidade com seu supercaminhão e mostrará o resultado no seu canal do youtube no próximo dia 24 de agosto.

Batizado de The Iron Knight (O Cavaleiro de Ferro), o caminhão feito para bater recorde de velocidade foi produzido do zero (com exceção do motor e transmissão) numa parceria que envolveu técnicos, engenheiros e designers da Volvo Trucks.

LEIA MAIS:

>> Caminhão híbrido com mais de 2.000 cavalos já teria 7.000 encomendas

Continua após a publicidade

>> CEO da Bugatti acelera Chiron a mais de 300 km/h em Nürburgring

>> O colecionador que já acumula 27 caminhões – e vai para o trabalho com eles

Volvo The Iron Knight
Volvo The Iron Knight ()

As imagens não revelam com detalhes as linhas do modelo, mas é possível ver que ele tem inspiração no desenho dos modelos FH, com a frente contando com aberturas para entrada de ar para arrefecimento do motor e dos freios, além de ter a cabine projetada para ter menor resistência ao ar possível. Semelhante aos Fórmula Truck, o Iron Knight tem suspensão rebaixada, cabine de fibra de vidro, santantônio e até lanternas de led.

Continua após a publicidade
Volvo The Iron Knight
Volvo The Iron Knight ()

O caminhão é equipado com o motor D13, um seis cilindros de 13,0 litros que originalmente produz até 540 cv nos caminhões da série FH. No Iron Knight ele recebeu modificações como intercooler refrigerado a água, quatro turbocompressores, sistemas elétricos e eletrônicos remanejados para baixo e software reprogramado. O resultado disso são os insanos 2.433 cv de potência e 611,8 mkgf de torque.

O conjunto motriz é atrelado a uma transmissão i-Shift de dupla embreagem reforçada para suportar o elevado torque. Pesando cerca de 4,5 toneladas, o caminhão tem uma relação peso/potência de apenas 1,84 kg para cada cavalo (só um pouquinho a mais que os 1,8 kg/cv do Porsche 918 Sypder, o recordista de aceleração nos testes da QUATRO RODAS).

O piloto Boije Ovebrink será o responsável por tentar bater o recorde mundial de velocidade a bordo do Volvo The Iron Knight. Confira abaixo a prévia do ronco descomunal do supercaminhão:

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.