Uma empresa australiana está trabalhando em uma sistema de câmeras capaz de detectar motoristas bêbados e sob efeitos de drogas usando apenas inteligência artificial. A Acusensus, que já fabrica equipamentos para pegar o uso de celulares ao volante, planeja o uso desses bedéis na Austrália e em outros países.
Os estudos estão sendo feitos em parceria com o órgão de trânsito e uma universidade. De acordo com o site australiano CarExpert, a AI consegue medir o nível de atenção, o tempo de reação e o nível de comprometimento do condutor em tempo real.
A inteligência artificial consegue medir comportamentos do motorista, como excesso de velocidade, trajetória e movimentos laterais dentro das faixas. A tecnologia, então, envia essas informações aos policiais locais para tomar as medidas cabíveis.
A Acusensus também disse à imprensa local que o desenvolvimento está sendo feito com simuladores com versões digitais de estradas reais para comparar o comportamento de motoristas sóbrios com o de embriagados.
Não há, ainda, uma previsão de implantação do novo sistema. A detecção de celulares está ativa desde 2018 e, segundo a Acusensus, houve uma redução de mais de 20% das mortes nas estradas.