Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carros com sensores de álcool serão realidade nos EUA

Tecnologia que detecta o álcool no ar ou na pele do motorista por meio de raios infravermelhos ainda está em teste mas pode estrear já em 2023

Por Bruno dos Santos
14 nov 2022, 16h26
alcool-direcao
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Causadores de grande parte dos acidentes de trânsito, motoristas embriagados terão grande dificuldade para dirigir um carro nos Estados Unidos no futuro.

A Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura dos Estados Unidos estabeleceu que o governo deve implementar novas formas de impedir que motoristas dirijam bêbados até 2024. E isso caminha para a inclusão de detectores de álcool no carro baseados nas mais diversas tecnologias: sensores de hálito, de álcool na pele e nos próprios botões de partida dos veículos.

Diferente do bafômetro, já conhecido, uma das novas tecnologias determina a quantidade de álcool por meio de um sensor na porta ou coluna de direção, pela respiração do motorista. 

Continua após a publicidade

Para detecção na pele usa-se um feixe de luz infravermelho, que detectará a quantidade de álcool pela relação ao dióxido de carbono do ambiente.

Também é possível instalar um sensor no botão de partida ou na alavanca de câmbio, que envia um feixe de luz no dedo e, pela espectroscopia de tecido, identifica o nível de álcool no sangue. O sistema com sensor de toque deve ficar pronto até 2025.

Continua após a publicidade

Caso o álcool seja detectado em qualquer uma das situações o veículo não ligará. Além dos motoristas, esse sistema também detecta o hálito dos passageiros. Para evitar trapaças, os engenheiros estão testando sensores que funcionem com luvas e detectem desinfetantes, perfumes, refrigerantes, entre outros.

Compartilhe essa matéria via:

A tecnologia é licenciada pela empresa sueca Senseair e poderá estar disponível já em 2023. Entretanto, a empresa diz que a maior barreira está sendo a aceitação por parte dos motoristas, que também alegam falta de privacidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.