Clique e assine por apenas 8,90/mês

Câmera de ré pode se tornar obrigatória nos EUA

Decisão será tomada pelo secretário de Transportes

Por Rodrigo Furlan - Atualizado em 9 nov 2016, 12h10 - Publicado em 10 dez 2012, 16h18
seguranca

Os Estados Unidos poderão tornar obrigatória a presença de câmeras de ré em todos os carros vendidos no País. A decisão está nas mãos de Ray LaHood, secretário de Transportes do país, e deverá ser anunciada até o final deste ano.

De acordo com o site Automotive News, a proposta foi feita em 2010 pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que cuida dos assuntos relacionados à segurança do trânsito nos EUA. Ela iria ao encontro de uma lei aprovada pelo Congresso dois anos antes, que pretendia a redução do número de vítimas do trânsito.

Estima-se que, anualmente, acidentes envolvendo problemas de visibilidade traseira (incluindo situações em que os motoristas são obrigados a virar o pescoço para trás e, assim, desviar a atenção do que acontece à frente) provoquem 228 mortes de 17 mil feridos.

Em fevereiro deste ano, a administração Obama adiou a aprovação ou não dessa proposta. Porém, de acordo com a notícia, o secretário LaHood enviou documento por escrito à época às partes interessadas afirmando que a decisão seria tomada até 31 de dezembro de 2012.

Continua após a publicidade

Há preocupação por parte das montadoras, especialmente em relação a dois pontos: o prazo – uma vez aprovada, a resolução valeria já a partir de 2014 – e o aumento nos custos de produção. Estudos indicam que, em média, a inclusão da câmera de ré poderia encarecer a fabricação em US$ 163 por veículo.

Publicidade