BYD Song Pro híbrido flex é montado no Brasil de cara nova e ninguém pode comprar
Song Pro plug-in flex estreia reestilização do SUV médio, mas só para carros que serão usados na COP30 e só será detalhado no Salão do Automóvel

O primeiro híbrido flex da BYD já está pronto. Trata-se do BYD Song Pro Edição Especial COP30, com tiragem limitada a 30 carros que serão doados para utilizção durante a COP30 em Belém (PA), daqui a um mês. Estes carros já antecipam, inclusive, a primeira reestilização do SUV médio.
O importante é que o sistema híbrido plug-in flex da BYD já está pronto e deverá ganhar o mercado brasileiro ao longo de 2026. O conjunto foi projetado e construído especificamente para o Brasil, com cooperação entre chineses e brasileiros.

A base é o mesmo motor 1.5 aspirado usado hoje pelos King, Song Pro e Song Plus, mas que foi preparado para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol quando combinado com o conjunto híbrido plug-in DM-i. Pelas imagens, não há qualquer distinção no motor identificando sua capacidade de queimar o combustível vegetal. Maiores detalhes são aguardados para o Salão do Automóvel, que acontece no final de novembro.
A BYD ainda não detalha números de potência e torque. Desde que estreou no Brasil, o motor 1.5 aspirado a gasolina teve sua potência reduzida de 110 cv para 98 cv para atender às normas de emissões, mas mantendo o torque de 12,4 kgfm. A potência total é compensada pelo motor elétrico, que tem 197 cv e 30,6 kgfm. A potência total varia entre os 223 cv do Song Pro GL e os 235 cv do Song Pro GS.

Sendo o Song Pro um híbrido plug-in, também é importante considerar o tamanho da bateria. A versão GL tem 12,9 kWh para rodar até 39 km (PBEV) em modo elétrico, enquanto a bateria de 18,3 kWh da versão GS permite rodar até 62 km (PBEV) sem queimar combustível.
“O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico”, destaca Tyler Li, Presidente da BYD do Brasil.
Novo visual para o BYD Song Pro flex

Principal atração durante a inauguração da fábrica da BYD, na quinta-feira (9), o BYD Song Pro flex também representou o marco de 14 milhões de BYD já produzidos no mundo. Este lote de 30 carros foi montado no Brasil em regime SKD, assim como os Song Pro com visual antigo, o BYD Dolphin Mini e o BYD King, que agora começarão a ser distribuídos para as concessionárias junto com os carros importados completos da China.
Esta reestilização do BYD Song Pro segue a mais recente linguagem visual da BYD, com faróis mais finos e alongados. A grade também é menor, dividindo mais espaço com uma grande entrada de ar na parte inferior do para-choque.

As maiores mudanças estão na dianteira mesmo, porque o restante da carroceria permanece praticamente o mesmo, com lanternas traseiras interligadas. Apenas as rodas de 18” parecem receber um novo desenho.
Na China, o Song Pro ainda recebeu mudanças na cabine, como um novo volante de quarto raios e novo seletor de marcha de cristal. Há também menos botões, dois porta copos, espaço para carregamento por indução de celular e novos bancos. Isso se juntará a novidades recentes no modelo, que ganhou assistentes ADAS na linha 2026, antes da reestilização.