BYD Song L é mais um SUV híbrido plug-in, mas com motor de nova geração
Maior que o Song Plus, novo SUV será lançado na China ainda este ano e traz nova plataforma híbrida que promete autonomia maior
O aumento da gama de produtos da BYD está a todo vapor. Um mês depois de surgirem suas primeiras imagens, o BYD Song L DM-i está sendo lançado na China como mais uma opção de SUV médio híbrido plug-in.
Só para posicionar na linha da marca, o novo Song L é maior que um Song Plus, o BYD mais vendido do Brasil. Este também é um dos primeiros carros equipados com a quinta geração do sistema híbrido DM-i, que promete mais autonomia e maior eficiência energética, segundo a BYD. E é importante ressaltar o motor, pois o Song L elétrico é um carro completamente diferente.
A configuração que equipa o SUV combina motor 1.5 de 99 cv de potência e um motor elétrico de 215 cv. Os compradores terão duas opções de bateria, uma de 18,3 kWh e outra maior de 26,5 kWh. No ciclo WLTC, elas fornecem, respectivamente, 91 km e 128 km de autonomia totalmente elétrica. Ambas são baterias Blade.
De acordo com a BYD, essa combinação de motores garante uma eficiência térmica de 46,06% e permite alcançar um consumo combinado ao redor dos 20 km/L, no ciclo WLTC. Isso no modelo com bateria maior. A autonomia total é de aproximadamente 1.224 km. A BYD anunciou o carro com uma autonomia de aproximadamente 2.100 km (consumo de 34,4 km/L), pois utilizou o ciclo chinês CLTC como base, que é um tanto quanto otimista.
Para o visual, o Song L DM-i segue a evolução da identidade visual chamada de “Dragon Face”. Externamente, o modelo lembra o recém-lançado sedã Qin L. A dianteira traz grade preta, faróis afilados e entradas de ar laterais. Há, também, uma barra em led interligando os faróis.
A traseira também tem suas lanternas interligadas características da BYD. Na cabine, flagras divulgados pela CarNewsChina revelam uma grande tela central de, possivelmente, 15,6 polegadas, junto a um painel de instrumentos digital. O interior é muito semelhante a outras versões da marca.
Não há ainda uma data oficial de estreia, nem menos um preço. Porém, é de se esperar que o modelo estreie na China na faixa de 150.000 a 180.000 yuans, cerca de R$ 113.00 e R$ 136.000 respectivamente.