BYD lançará marca no Salão do Automóvel e confirma estreia de SUV híbrido maior que Song Plus
Em entrevista ao QR Cast, Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD Brasil, confirmou a estreia da marca Denza e o lançamento de um novo SUV de sete lugares
O convidado do quarto episódio do QR Cast, o videocast da QUATRO RODAS, foi Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil. E o executivo confirmou em primeira mão que irá lançar um SUV de sete lugares híbrido plug-in no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece de 22 a 30 de novembro.
O diretor de redação, Paulo Campo Grande, perguntou para Baldy sobre quais serão as novidades para o Salão do Automóvel e o executivo revelou que escolheram o evento para o lançamento oficial de um novo produto.
“Eu vou antecipar para vocês que faremos o lançamento do nosso SUV de sete lugares, o nosso híbrido plug-in high performance”, diz Baldy, em entrevista exclusiva durante o QR Cast.
O executivo não revelou o nome do SUV, mas tudo leva a crer que será o Tan L, que já foi flagrado recentemente em testes testando até uma motorização híbrida plug-in flex.
Porém o SUV que será apresentado mês que vem não deve ainda rodar com etanol e pode ser equipado com o motor 1.5 turbo de 156 cv a um motor elétrico dianteiro, rendendo 272 cv. Há também uma variante com tração integral, adicionando um segundo motor elétrico no eixo traseiro, elevando a potência combinada para 544 cv. Em ambos os casos, a bateria é de 29,5 kWh e entregam uma autonomia de até 170 km usando somente a energia elétrica, passando de 1.100 km no modo híbrido.
O novo SUV deve adotar a versão mais atual da linguagem de design “Loong Face”, inspirada em um dragão. Os faróis DRL ficaram mais finos, enquanto o conjunto óptico principal foi reposicionado mais abaixo, próximo às grandes entradas de ar. A traseira também foi atualizada, com para-choque redesenhado e novas lanternas.
Por dentro, o acabamento é totalmente novo, com formas geométricas no painel. O console central segue uma linha minimalista, eliminando a maioria dos botões físicos. A principal novidade tecnológica é o sistema semiautônomo DiPilot 300, que utiliza um sensor LiDAR (radar a laser) posicionado no teto.
Denza finalmente será lançada
O executivo também confirmou oficialmente a chegada da marca de luxo Denza ao Brasil e garantiu que o lançamento oficial será também no Salão do Automóvel de São Paulo.
“A BYD prestigiará o evento lançando a marca Denza no Salão do Automóvel. Será uma marca separada da BYD, completamente independente”, afirma Baldy.
Baldy garantiu que serão 22 concessionárias exclusivas para Denza e a primeira loja será inaugurada na avenida Europa, em São Paulo, seguida por uma no Rio de Janeiro e outra em Brasília.
Um dos primeiros modelos que serão lançados pela Denza será o B5, também conhecido como Bao 5, que pertence a submarca FangChengBao e que aqui no Brasil receberá o logo da Denza.

Já foi confirmado que o Denza B5 terá um motor 1.5 turbo combinado a dois motores elétricos, com 686 cv e 77,5 kgfm de torque. O SUV tem 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.
De acordo com a montadora, o modelo tem uma autonomia de 125 km em modo elétrico, mas no ciclo chinês. A recarga da bateria, que tem 31,6 kW de capacidade, pode ser feita em menos de uma hora a uma potência de 40 kw. O B5 acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. No Brasil, seus concorrentes serão os SUVs da linha Tank, da GWM.

Baldy também confirmou a minivan D9, que é prometida desde o fim do ano passado para o Brasil.
A van Denza D9 tem duas versões. A elétrica entrega 407 cv e 69,5 kgfm, com autonomia de 180 km graças a uma bateria de 40 kWh. Já a híbrida combina o motor 1.5 turbo a gasolina de 140 cv a um motor elétrico de 230 cv, podendo receber ainda um motor elétrico traseiro de 62 cv para compor a tração integral.
E também já temos confirmado que no estande da marca do Salão do Automóvel teremos o Denza Z9 GT, uma perua elétrica com quase 1.000 cv que pode tentar disputar clientes com o Porsche Taycan Sport Turismo. Mas é bem maior: são 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 de entre-eixos.

A perua tem três motores elétricos: um dianteiro de 312 cv e dois traseiros, com 326 cv cada um. Somados, eles entregam 965 cv de potência e 117 kgfm. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 s e tem velocidade máxima de 240 km/h.

A bateria tem 100 kW de capacidade, o que faz a marca declarar 630 km de autonomia no ciclo chinês (que chega a ser 20% mais otimista que os padrões globais).
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Nissan Kait é o nome do novo SUV nacional contra Fiat Pulse e VW Tera
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l
Chevrolet Onix SUV segue em testes e já tem data para chegar
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks







