Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

BYD e Stellantis, de Fiat e Jeep, podem se tornar parceiras no nordeste

Stellantis pretende ter parceria com a BYD para fomentar a cadeia de fornecedores da indústria automobilística no nordeste do Brasil

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 28 ago 2023, 11h34 - Publicado em 27 ago 2023, 19h53

A Stellantis, empresa que controla marcas como Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën, está planejando uma parceria estratégica com a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, no nordeste brasileiro. A intenção é criar um polo de fornecedores de autopeças no Nordeste do Brasil, fortalecendo a cadeia de suprimentos para a indústria automotiva na região.

Em entrevista recente ao jornal Valor Econômico, o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, disse que a empresa pretende se aproximar da BYD para atrair mais fabricantes de autopeças para o Nordeste.

A BYD anunciou recentemente seus planos de implantação de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, assumindo a fábrica que pertencia à Ford. Já a Stellantis opera fábrica em Goiana (PE) desde 2015, e já viu o número de fornecedores em Pernambuco crescer de sete para 38, com expectativa de atingir 50 em breve e chegar a 100 nos próximos cinco anos.

Antiga fábrica da Ford em Camaçari BA
Antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) será assumida pela BYD (Reprodução/Internet)

A busca por novos parceiros levou a Stellantis a dar passos em direção à Bahia, onde negocia com um ex-fornecedor da Ford que já começou a fornecer componentes para a linha de Goiana em pequenas quantidades.

Compartilhe essa matéria via:

A possível parceria com a BYD é vista como uma oportunidade estratégica para ambas as montadoras. A BYD é conhecida por sua expertise em veículos elétricos e tem demonstrado sucesso em seu mercado. Ao compartilhar fornecedores com a fabricante chinesa, a Stellantis pode se beneficiar da experiência da BYD em tecnologia elétrica e acelerar o processo de eletrificação dos Jeep, Fiat e Ram fabricados em Pernambuco

Jeep Renegade
Linha de montagem do Jeep Renegade em Goiana (PE) (Divulgação/Jeep)

A aproximação entre a Stellantis e a BYD promete fortalecer o setor automotivo no Nordeste, estimular a economia regional e contribuir para o avanço da mobilidade sustentável no Brasil.

A expectativa é que, em breve, as duas empresas iniciem as conversas para estabelecer essa parceria estratégica que pode abrir novas possibilidades para a indústria automobilística brasileira.

É importante destacar que, até o momento, a parceria entre a Stellantis e a BYD não foi formalizada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.